Recenceamento de caboverdianos na Guiné-Bissau

Mais de uma centena de cabo-verdianos radicados na Guiné-Bissau já foram recenseados, revelou ao asemanaonline o presidente da CRE daquele país, o diplomata Jorge Gonçalves.

Colocado em Bissau para dirigir o REGE (recenseamento), Jorge Gonçalves é conselheiro da embaixada de Cabo Verde em Dakar. Ele salienta que a recolha de dados na Guiné começou a 9 de Setembro e que desde então cerca de uma centena de eleitores já foram recenseados.
“Tendo em conta as características da GB, a que se soma o facto de estarmos em plena época das chuvas e as dificuldades de transportes, na nossa análise, o REGE está a decorrer bem”, afirma aquele diplomata. Segundo ele, a meta é recensear entre os 300 e 350 pessoas. “Se conseguirmos isso nos daremos por satisfeitos”.
Outrora uma das mais antigas comunidades cabo-verdianas no continente africano, na GB restam actualmente acima de dois mil indivíduos que reivindicam a nacionalidade cabo-verdiana. Deste número, nem todos estão devidamente documentados, o que dificulta o seu recenseamento. Para isso, é necessário registo ou certidão de nascimento, bilhete de identidade ou passaporte.
Tags: ,
Resnullius

Qual é a sua opinião?

Não é necessário se identificar para comentar este artigo/notícia. Você tem o direito de dizer o que pensa e nós queremos ouví-lo/a. Participe, vamos dialogar!