Turismo nas Ilhas Bijagós

O Arquipélago dos Bijagós é o primeiro ponto turístico que recomendo àqueles que estão a planejar uma viagem à Guiné-Bissau ou já lá estão e querem conhecer o que está além de Bissau. Postaremos aqui informações que consideramos relevantes, recomendações e links de sites que lhe ajudarão a preparar a sua próxima viagem pela Guiné-Bissau. 


Pedimos que volte em breve, pois esta página ainda está em consturução. Se puder contribuir com informações, por favor envie-as no espaço para blog.madeinbissau@gmail.com, que serão incluídas assim que for possível. 




Arquipélago dos Bijagós faz parte da Guiné-Bissau e é constituído por 88 ilhas situadas ao largo da costa africana, classificadas pela UNESCO como reserva da biosfera. Esta reserva conta com uma diversificada fauna na qual se contam, entre outras espécies macacos, hipopótamos, crocodilos, aves pernaltas, tartarugas marinhas e lontras.

O arquipélago tem uma área total de 2.624km2 e uma população orçada em cerca de 30.000 habitantes (2006). Apenas 20 das ilhas têm populações significativas, já que a maioria ou são desabitadas ou têm populações muito reduzidas. A população fala maioritariamente o Bijagó e professa religiões animistas: são profundamente crentes e dedicam cerca de cem dias por ano a rituais religiosos. O arquipélago conta com ampla autonomia administrativa.
Entre as 88 ilhas pertencentes ao arquipélago, salientam-se:


"É como viajar no tempo para um lugar chamado Paraíso. Uma calma, uma paz… E a paisagem. É tão difícil escolher entre as centenas de fotos para mostrar apenas uma meia dúzia. Queria mostrá-las todas. E conseguir descrever cada um daqueles momentinhos, em que até parece que o tempo não passa, mas que infelizmente acaba." (leia mais no blog Afric-Ana)


Dicas para quem vai a Bubaque :

Transporte

O navio parte às sextas-feiras, por volta das 11h, e volta aos domingos, mais ou menos à mesma hora. Recomendamos que vá com antecedência ao Porto de Bissau (Pindjiquiti) obter informações, pois podem haver alterações nos horários de partida. Ao chegar lá, confirme novamente o horário do regresso, pelo mesmo motivo.  A viagem só é feita uma vez por semana. 

Tenha atenção aos horários, pois se perder o barco só poderá voltar a Bissau de canoa (não é recomendável devido à falta de segurança) ou de bote/lancha.

Os preços de cada trecho da viagem, que dura cerca de 4 horas, são os seguintes:
-  1ª Classe (VIP), com televisão e mais distande dos motores - 7500xof 
- Classe económica, no meio do navio - 5000xof 
- Classe popular, mais próxima dos motores - 3500 xof

A viagem de bote é mais rápida (cerca de 40 minutos) e poderá custar em torno de 25.000 xof por pessoa. Se for ficar num hotel, procure saber se eles fazem o transporte dos hóspedes por preços promocionais ou como parte do pacote turístico. 
Também pode se informar no porto sobre a dispobibilidade dos botes/lanchas e/ou  contactar o Bob pelo número +245 610 9145.

Onde ficar

Em Bubaque, recomenda-se a Casa Dora.
Informações e reservas:
Telefones: (+245) 6925836 / 5967714
Email: 
casadorabubaque@gmail.com

Hotel Kasa Africana

Hotéis em Rubane 
Maison Ponta Anchaca   +245 725 07 14

Onde ir / o que visitar - em breve

O que comer - em breve



Sites úteis sobre turismo na Guiné-Bissau

Traz informações detalhadas sobre viagens para diversas localidades. 

Tem informações diversas e úteis em inglês e francês.
Tags:
Resnullius

Qual é a sua opinião?

Não é necessário se identificar para comentar este artigo/notícia. Você tem o direito de dizer o que pensa e nós queremos ouví-lo/a. Participe, vamos dialogar!