ONU continua preocupada com a instabilidade na Guiné-Bissau

Bissau - O Conselho de Segurança da ONU afirmou terça-feira continuar preocupado com a "instabilidade permanente na Guiné-Bissau" e prolongou, até dezembro de 2011, o mandato do Gabinete Integrado das Nações Unidas para a Consolidação da Paz (UNIOGBIS) no país.  

Segundo um comunicado enviado à Agência Lusa pela UNIOGBIS, o Conselho de Segurança da ONU "apelou ao Governo e a todos os actores políticos" para trabalharem para a consolidação da paz e da estabilidade no país.  
   
Na resolução 1949, aprovada por unanimidade, o Conselho de Segurança pede também ao "Governo para concluir os inquéritos aos assassínios políticos ocorridos em Março e Junho de 2009" e para "garantir que os resultados dos inquéritos sejam credíveis, transparentes e em conformidade com os princípios internacionalmente reconhecidos".    

O comunicado refere também que o Conselho de Segurança da ONU pediu às autoridades guineenses para continuarem a lutar contra a corrupção e para criarem no país uma "célula de luta contra o crime transnacional".

"A resolução do Conselho de Segurança manifesta ainda preocupação perante a ausência do controlo civil sobre os militares e apela aos membros das Forças Armadas para respeitarem a ordem constitucional, as regras e o controlo civil, bem como o estado de direito e os direitos humanos", refere o documento.

Tags: , , ,
Resnullius

Qual é a sua opinião?

Não é necessário se identificar para comentar este artigo/notícia. Você tem o direito de dizer o que pensa e nós queremos ouví-lo/a. Participe, vamos dialogar!