Resultado do jogo: Vitória para Cabo Verde (CV 2 - 1 GB)

Cabo Verde 2-1 Guiné-bissau (Terminado)


90´5`  Terminou. Cabo Verde vence a Guiné-bissau por 2-1, golos de Lito, Roni para Cabo Verde e Cícero para a Guiné. 



88` Entra Josimar Lima e sai Roni. É a estreia de Josimar  nos Tubarões Azuis.
85` Sai Stopira e entra João Vicente na equipa cabo-verdiana.
85` Grande defesa de Jonas Mendes, a voar para defender um remate de Sita, na marcação de um livre.
78` Stopira cai na área da Guiné mas o árbitro manda seguir. Dá a impressão que foi empurrado mas João Ferreira assim não entende.
77` Sao Ryan Mendes na selecção de Cabo Verde e entra Sita, jogador do Marítimo da Madeira.
76` Mais um livre para a Guiné-bissau, após falta de Nando. O jogo caiu nesta segunda parte. A Guiné tem mais bola, vai criando perigo junto da baliza de Fock em lances de bola parada.
74` Fock quase que ia sendo traído, num cruzamento-remate de Dionísio. O guarda-redes da selecção nacional, bem posicionado, defendeu a dois tempos.
72` Asneira de Dário : O jogador da selecção nacional não resistiu a tentação e jogou a bola com a mão, em cima do limite da linha da grande área, quando estava só. No remate a bola vai contra a barreira.
70` Sai Bocundi Cá na Guiné-bissau e entra Abel Camara, jogador da equipa do Belenenses.
67` Mais um contra-ataque de Cabo Verde conduzido por Ryan Mendes mas depois remata para fora, quando tinha Dady à direita.
66` Entram Dady e Heldon na selecção de Cabo Verde para os lugares de Lito e Odair.
66` O jogo perdeu intensidade nesta 2ª parte, em parte devido às mexidas operadas nas duas equipas.
60` Entra Mamadou Candé para o lugar de Bakar na selecção guineense.
58` Livre para a Guiné, Fock sai mal da baliza e não afasta a bola, mas depois recupera a posição e defende o remate de cabeça de Bocundji.
57` Babanco é obrigado a sair de jogo, depois da entrada feia de um contrário. Para o seu lugar entrou Dário.
55` Mais uma mexida na Guiné-bissau. Vai sair Zezinho para dar o seu lugar a Dionísio. Numa altura em que Babanco está caído no relvado, após entrada feia de um contrário.
50` Grande arracanda, mais uma, de Odair pela direita, passa por um adversário, entra na área mas remata ao lado, quando tinha duas linhas de passe. Excelente jogo de Odair no lado direito  do ataque cabo-verdiano.
50` Cabo Verde entra forte nesta segunda parte.
45` Recomeça a a partida. Sai a Guiné-bissau. Na equipa de Norton de Matos sairam Luciano Teixeira e Vladimir para darem lugar a Edson Correia e Moia, este que foi campeão cabo-verdiano ao serviço do Boavista da Praia na época passada.
45` Intervalo no Restelo. Cabo Verde vai vencendo por 2-1 mas está a sentir muitas dificuldades perante uma Guiné-bissau muita aguerrida, lutadora, que está a dominar o jogo.
36` Na selecção da Guiné-bissau há um miúdo que tem de ser levado a sério. Zezinho, médio de 17 anos que joga nos juniores do Sporting de Portugal. Técnica acima da média, grande maturidade e confiança com a bola nos pés.
35` Grande defesa de Jonas Mendes a negar o golo a Odair, em mais um contra-ataque da selecção nacional pela esquerda.
33` Mais um contra-ataque de Cabo Verde conduzido por Roni, que correu quase todo o campo para rematar depois para fora, quando tinha Odair e Lito soltos na direita.
33` Amarelo para Nando por reclamar de uma falta marcada pelo árbitro João Ferreira.
31` Festa bonita nas bancadas, com o público a puxar cada um para a sua equipa, sendo que os guineenses estão mais barulhentos.
30` Ia sendo o segundo da Guiné. Cabo Verde está a passar um mau bocado. Cícero ganha a bola a entrada da área, remata mas a bola bate em Nando e sai para a linha de fundo. Os guineenses pedem penalty mas João Ferreira dá canto.
28` Cabo Verde nem teve tempo para saborear o grande golo de Roni. A Guiné está por cima, tem mais bola e está a colocar em sentido a defensiva cabo-vediana.
27`  GOOOOOLOOOO DA GUINÉ-BISSAU!!! Golo de Cícero. Depois de muita insistência, Moreira na linha de fundo, cruzou para a pequena área onde Cícero desviou para o fundo da baliza. A festa agora é toda ela vermelha.
24`  GOOOLOOOOOOOO DE CABO VERDE!!! Golaço de Roni!!! O médio da selecção cabo-verdiana recebeu a bola na área, descaída para a esquerda e rematou cruzado e colocado, ao ângulo da baliza de Jonas Mendes. Que golo! 2-0 para os Tubarões Azuis. 
22` Bola no fundo da baliza de Cabo Verde mas não conta. Cícero rematou para o fundo da baliza mas estava em fora-de-jogo.
20` Passe milimétrico de Babanco para Odair que cruza para a área mas o guarda-redes Jonas Mendes antecipa-se.
19` Muita confusão sobre quem joga. Afinal a lista de titulares fornecida à imprensa não tem nada a ver com aquela que está em campo. Que confusão!
16` Na marcação do livre, Lito atira por cima da barra.
15`  Grande arrancada de Ryan Mendes em velocidade, a passar por vários jogadores mas depois é derrubado a entrada da área.
14` Livre para a Guiné-bissau que morre na barreira.
7` Bola na barra de Cabo Verde!!!  Uma bomba de Zezinho, júnior do Sporting de Portugal, num remate feito a 30 metros da baliza, com a bola a bater com estrondo na barra da baliza de Fock. Ouve-se Guiné nas bancadas.
5` Goooooloooo de Cabo Verde!!! Cruzamento de Stopira na esquerda e Lito de cabeça atira para o fundo da baliza.
2` Livre muito perigoso para Cabo Verde. Heldon foi travado em falta a entrada da área.
1` Começa a partida. Sai a formação cabo-verdiana.
Palmas para o Hino de Cabo Verde. De notar que estão muito mais guineenses que cabo-verdianos no Estádio do Restelo.
Os Tubarões Azuis vão jogar com o equipamento habitual, camisolas e calções azuis, meias vermelhas. A Guiné-bisssau joga todo ela de vermelho.
Ouve-se nesta altura o hino da Guiné-Bissau.
O jogo vais ser arbitrado pelo árbitro português João Ferreira, auxiliado por Pais António e Luís Ramos.
Onze de Cabo Verde: Fock; Stopira, Toni Varela, Nando e Gegé; Dário, Odair, e Babanco; Heldon, Lito e Dady.
Lúcio Antunes vai dar a titularidade ao defesa Josimar e ao médio Odair.
Ao contrário do que se previa, está muito pouco público nas bancadas, na sua maioria guineenses. Faltam ainda 10 minutos, preve-se a entrada de mais gente.
As duas equipas já encontram no terreno de jogo para os habituais exercícios de aquecimento. Destaque para o pouco público presente no Estádio do Restelo. Há muita gente nas imediações do estádio ainda a espera para entrar.
Para este encontro, Norton de Matos, seleccionador da Guiné-Bissau, chamou vários jogadores que militam nas divisões inferiores em Portugal:
Convocados da Guiné-bissau:
Guarda-redes: Naby (Sintrense, Portugal), Jonas Mendes (Amora, Portugal)

Defesas: Vladimir (Tourizense), Édson (Moreirense), Bruno Fernandes (Targu Mures, Roménia), Banjai (Oliveirense, Portugal), Eridson (Tourizense, Portugal), Backar (FC Porto, Portugal), Ivanir (Real Massamá, Portugal) 

Médios : Mamadou Candé (1º Dezembro, Portugal), Moia (Sporting da Covilhã, Portugal), Ednilson (Dinamo Tbilisi, Geórgia), Luciano Teixeira (Etoile Lusitana, Senegal), Zezinho (Sporting C.P., Portugal), Bocundji Cá (Tours, França), Almani Moreira (Partizan, Sérvia)

Avançados Dionísio (Torreense), Cícero (Rio Ave), Ailton (Atlético), Bafodé (Louletano), Abel Camará (Belenenses), Idrissa Camará (Etoile Lusitana, Senegal)

Na equipa guineense, Almani Moreira do Partizan de Belgrado, é dos mais conhecidos. Destaque aidna para o jovem do FC Porto, Backar, que cresceu em Cabo Verde, e para Moia, trinco que se sagrou campeão em Cabo Verde na época passada ao serviço do Boavista da Praia.

Convocados de Cabo Verde:
Guarda-redes: Fock (Ceuta, Espanha) e Nélson Cruz (Louletano – Portugal);
Defesas: Nando (Banik Ostrava – Rep. Checa), Fernando Varela (Trofense, Portugal), Stopira (Corunha – Espanha), Josimar (Willem II Tilburg – Holanda), Gegé (Trofense –Portugal), Tony Varela (RCK Waalwijk – Holanda) e João Vicente (Moreirense – Portugal);
Médios: Guy Ramos (Dordrecht –Holanda), Dário (Sporting da Praia), Roni (CS Fola - Luxemburgo), Odair Fortes (França), Babanco (Arouca – Portugal) e Sidnei (Marítimo – Portugal);
Avançados: Lito (Portimonense – Portugal), Heldon (Marítimo – Portugal), Dady (Bucaspor – Turquia) Ryan (Le Havre – França) e Helton (Grenoble – França).
Espera-se uma boa casa no Restelo, dada as grandes comunidades de cabo-verdianos e guineenses que vivem na região de Lisboa.  O preço dos bilhetes - 5 euros - também é convidativo, assim como o tempo, apesar do pouco frio que se faz sentir nesta altiura na capital portuguesa.
Este é também o quarto jogo de Lúcio à frente dos Tubarões Azuis. No primeiro encontro, de carácter amigável, Cabo Verde perdeu frente ao Senegal por 1-0. Depois, já mais a sério, a selecção nacional bateu o Mali por 1-0 no primeiro jogo de apuramento ao CAN2012. Ainda no Grupo A de apuramento ao CAN, Cabo Verde foi empatar fora, em Harare a zero bolas com o Zimbabwé.
Para este encontro o seleccionador nacional Lúcio Antuness chamou cinco caras novas, como já tinha avançado em exclusivo ao SAPO CV: Nélson, guarda-redes do Louletanio,; Josimar Lima, central que joga no Willem II da primeira divisão da Holanda; João Vicente, lateral direito do Moreirense da segunda liga portuguesa; Odair Fortes, médio do Stade Reims da segunda liga francesa e Hélton Reis d Grenoble também da segunda ligue 2 francesa podem fazer a sua estreia pela selecção nacional.
Este é o nono jogo entre as duas equipas: nos anteriores encontros, Cabo Verde venceu cinco, perdeu dois e empatou um.
Boa tarde: Cabo Verde e Guiné-bissau defrontam-se às 18h30, no Estádio do Restelo em Lisboa, num encontro de carácter particular.

16 de Novembro de 2010, 21:33
Fonte: A Semana 
Tags: , , , ,
Resnullius

Qual é a sua opinião?

Não é necessário se identificar para comentar este artigo/notícia. Você tem o direito de dizer o que pensa e nós queremos ouví-lo/a. Participe, vamos dialogar!