Declaração MIL sobre a Guiné-Bissau

Postado em  

Face a isso, o MIL exorta os diversos Governos da CPLP a prontificarem-se de imediato para colaborarem com o Governo guineense na concretização de tão importante objectivo para o povo irmão da Guiné-Bissau.
Recordamos que o MIL tem acompanhado muito de perto a situação deste país lusófono, tendo já expresso, nestes últimos anos, várias propostas – nomeadamente, a constituição de uma Força Lusófona de Manutenção de Paz*, de modo a garantir definitivamente condições de paz e segurança para todos os guineenses.
Para além de outros planos de cooperação – como na saúde e na economia, por exemplo –, o plano da educação, em todos os seus níveis (desde o básico ao superior) deve ser também, a nosso ver, uma área central onde a cooperação lusófona se deve desenvolver, evitando a burocratização das equivalências de graus escolares e as consequentes dificuldades de circulação de profissionais no espaço lusófono.
Recordamos, por fim, que o MIL tem, na sua Declaração de Princípios e Objectivos**, a proposta de criação de um Programa “Agostinho da Silva”, que promova a circulação dos estudantes das nações lusófonas, de licenciatura e pós-graduação, nas universidades do espaço lusófono.
MIL: Movimento Internacional Lusófono
Tags: , , ,
Resnullius

Qual é a sua opinião?

Não é necessário se identificar para comentar este artigo/notícia. Você tem o direito de dizer o que pensa e nós queremos ouví-lo/a. Participe, vamos dialogar!