Governo recebe 30 mil litros de gasóleo da UEMOA e da CEDEAO


Bissau (Angop)
 - O governo da Guiné-Bissau começa a receber a partir de hoje (segunda-feira), durante dois anos, 30 mil litros de gasóleo diários para abastecer a central eléctrica de Bissau e assim garantir o fornecimento de electricidade na capital guineense. 

O fornecimento do gasóleo ocorre no âmbito de um financiamento de 10 milhões de dólares ao abrigo de um programa de urgência assinado entre o Governo guineense e a UEMOA (União Monetária Oeste Africana) e a CEDEAO (Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental). 

Na sua intervenção no acto da assinatura do convénio que marca o início do fornecimento do gasóleo à Empresa de Águas e Electricidade (EAGB), a ministra da Economia e Plano da Guiné-Bissau, Helena Embaló, sublinhou que "é o ponto de viragem". 

"O programa de urgência (...) reveste-se da máxima importância para o país. Ele disponibilizará os recursos necessários e criará as condições adequadas para responder a uma das principais preocupações dos guineenses, a energia e água", afirmou Helena Embaló. 

O director-geral da EAGB, Alexandre Sampaio, afirmou que a partir de hoje a empresa estará em condições de garantir "mais energia eléctrica aos cidadãos de Bissau". 

Até aqui a EAGB funciona com 15 mil litros do gasóleo/diário, sendo 10 mil fornecidos com dinheiro disponibilizado pela Líbia e os restantes cinco mil comprados pela empresa. 

Alexandre Sampaio anunciou ainda que a empresa que dirige passará a disponibilizar contadores pré -pagos para os clientes de maior facturação, como medida para melhor controlo, e irá proceder a mudanças no sistema de condução de energia aos clientes. 

A falta de energia eléctrica e de água da rede pública é, segundo a ministra da Economia guineense, o maior entrave ao desenvolvimento do país. 

Para ajudar as autoridades guineenses, a UEMOA e a CEDEAO decidiram avançar com os mesmos mecanismos de intervenção levados a cabo em países saídos de conflitos armados, nomeadamente a Libéria e a Serra Leoa. 

Recentemente, o Banco Mundial disponibilizou também 12 milhões de dólares para o apoio ao sector de energia e água da Guiné-Bissau.

Tags: , , , ,
Resnullius

Qual é a sua opinião?

Não é necessário se identificar para comentar este artigo/notícia. Você tem o direito de dizer o que pensa e nós queremos ouví-lo/a. Participe, vamos dialogar!