"Guiné-Bissau envergonha os estudantes africanos no Brasil"

Texto publicado originalmente no site da Rádio Famastar e postado no MIB tal como foi escrito por Marco dos Santos, em 14/12/2010.  
Sanhob_Cá_Manuel
Sanhob_Cá_Manuel
Brasil: No dia 06 de dezembro do ano em curso morreu no Hospital Universitário de Alagoas/Brasil uma estudante Guineense de nome Sanhob Cá Manuel de 26 anos vítima de uma infecção generalizada, estudante de enfermagem, onde se formaria este ano e voltaria para servir a pátria.
Tendo ocorrido o casso, o que abalou toda a comunidade estudantil africana e brasileira informou-se a família e se tentou entrar em contacto com as autoridades guineenses no Brasil a destacar o consolado honorário da Guiné-Bissau no Brasil.
Os estudantes guineenses sentem-se desamparados pelas autoridades justamente porque tentaram entrar em contacto com as suas autoridades, mas sem sucesso. De ventos em conversas o tempo se esta a passar e o corpo da malograda precisa receber os devidos cuidados para que se possa mandar ao seu país de origem. Desesperados com a não tomada de atitude por parte dos dirigentes guineenses, os estudantes africanos se mobilizam e começam a pedir ajuda ao estado local e ao mundo inteiro, pois a família não tem condições de arcar com os custos do que estão por volta de 8000 a 10000 USD (este preço é desde o tratamento total do corpo ate o seu translado). Para tal se recorreu aos órgãos jurídicos e a pessoas singulares o que foi muito cansativo. As divisões de grupos foram feitas e de ruas feitos mendigos começavam a estender as suas mãos para que pudessem arrecadar os grãos de centavos o que aos pouco encheriam o saco para se mandar o corpo a sua terra.

Vendo o tempo passar e não vendo nenhum posicionamento por parte dos dirigentes de Bissau, justamente por que não atendiam o apelo tive de utilizar uma via longa para que se pudesse falar pelo menos com os dirigentes. Depois de muitas tentativas sem sucesso de ligações para o consolado de Bissau no Brasil e para as autoridades de Bissau em Bissau, uma moçambicana com sua forma de liderança e determinação consegue entrar em contacto com o ministro da educação de Bissau, pois tive de utilizar a ajuda dos seus dirigentes a destacar a embaixada de Moçambique no Brasil e outras intervenções que foram furtivas. Através desta forma de contatar, a moçambicana falou com o ministro da educação de Bissau de nome Artur silva, com o qual colocou a preocupação dos estudantes no geral sobre o caso. Pareceu ter válido o contacto. Este por sua vez prometeu arcar com todas as despesas e que até segunda-feira dia 13 de dezembro, 08 dias depois da morte da estudante ele faria um depósito do valor necessário para arcar com todas as despesas até o translado da malograda a sua terra de origem onde seria velada e sepultada.

Foi em vão, pois até o dia combinado não se tinha nenhum valor monetário na conta disponibilizada. Tentando entrar em contacto com ele, justamente por se ver o tempo que ia voando, por simplesmente foi-se infeliz, pois não atendeu nenhuma chamada vinda do Brasil, quando se atendia o celular dele era uma senhora que se pressupõe ser a secretaria que só nos dizia ele não pode falar no momento, o dia inteiro escutando essa frase “ele não pode atender no momento só mais tarde” e ate hoje não se tem nenhum posicionamento por parte dos governantes guineenses... Triste e vergonhoso para África no geral e os países da CPLP. Utilizou-se de novo a mesma via feita no começo para que se pudesse falar com ele e simplesmente ele disse que o caso tinha saído das suas mãos e estava sob o comando do primeiro ministro local.

Porém tem que destacar e agradecer a todos os que de forma pessoal ajudaram e estão ajudando com a sua singela colaboração, depositando o que podem para que se possa mandar o corpo da estudante na sua terra de origem, aos parceiros da comunidade africana em Alagoas, aos amigos aos estudantes africanos que se espalharam em todas as ruas esticando suas mãos pedindo esmola feito mendigos de verdade, mesmo recebendo palavras desagradáveis por quem não acreditava que nenhum posicionamento por parte do governo guineense não estava firme. Algumas pessoas quando se pedia nas ruas, eles nos perguntavam “onde está o vosso consulado” triste e vergonhoso, pois pensavam que todos fossem do mesmo país e que africanos são assim mesmo.
Mas com ajuda de pessoas de boa-fé e o esforço de todos os estudantes africanos Deus queira que ela seja velada e sepultada em sua terra de origem e que a sua alma descanse em paz...
Paz a sua alma
Reporter Radio FamaStar no Brasil
Tags:
Resnullius

Qual é a sua opinião?

Não é necessário se identificar para comentar este artigo/notícia. Você tem o direito de dizer o que pensa e nós queremos ouví-lo/a. Participe, vamos dialogar!