Guiné-Bissau x Uganda - últimas notícias (1)

Ugandeses estão prontos para encarar Guiné Bissau!

images
Por Matheus Laboissière
Depois de conviver com a possibilidade de desistência das Eliminatórias da Copa Africana de Nações 2012 por dificuldades financeiras, os atletas da seleção de Uganda podem, agora, ficar tranquilos e se concentrar para o jogo do próximo dia 25 de março, diante de Guiné Bissau, em Bissau, capital do país de língua portuguesa.
As Associações de Futebol da Federação de Uganda (FUFA) havia, na semana passada, comunicado que poderiam pedir o desligamento da seleção do torneio, já que não tinhma conseguido cerca de 186 milhões de Xelins (moeda local), equivalentes a cerca de R$ 129.300,00 (cento e vinte nove mil e trezentos reais).
O valor consiste no pagamento das despesas com a viagem da delegação, inclusive o deslocamento de jogadores que atuam no exterior, para Dakar, capital de Senegal. Lá, a seleção nacional ficará treinando, durante três dias. A distância de Kampala, capital de Uganda, para Dakar, é de cerca de 8.5000 km. Depois, até o local do jogo, mais 967 km.
Em entrevista a um jornal de Uganda, o ministro dos Esportes, Charles Bakkabulindi, disse que está tudo nos conformes e que o dinheiro está na conta do governo. De acordo com o assessor de imprensa da seleção ugandesa, Fred Katende Malibu, alguns funcionários já estão em Bissau a fim de identificar boas acomodações, um local para treinos e ainda receber a equipe no aeroporto da capital.

Precariedade

Além das dificuldades de deslocamento e a própria Guiné Bissau, a seleção de Uganda deverá se preocupar com o estádio Lino Correia. De acordo com um jornal do país anfitrião, a praça é bem apertada no que diz respeito a acomodações.
Na partida contra Quênia, na rodada inicial, por exemplo, apenas dois mil torcedores puderam ver a partida. Uma empresa contratada está construindo mais um lance de arquibancadas, a fim de aumentar a capacidade para quatro ou cinco mil expectadores. A obra deverá ficar pronta um dia antes da partida.

Situação

Lances da vitória de Uganda sobre Angola, por 3×0
Uganda lidera o Grupo J das Eliminatórias da Copa Africana de Nações. Os Cranes, apelido da seleção, já venceram Angola (3×0, em casa) e empataram com Quênia (0×0, fora). Além da partida contra Guiné Bissau, no estádio Lino Correia, Uganda tem mais três jogos, contra a própria Guiné Bissau (casa, 3 de junho), Angola (fora, 2 de setembro) e Quênia (casa, dia 7 de outubro).
Os ugandeses têm quatro pontos, enquanto Angola vem em segundo, com três, empatada com Guiné Bissau, que está em terceiro por ter perdido para Angola no confronto direto. Na lanterna, com apenas um ponto, está Quênia.
Apenas o campeão do grupo se classifica diretamente ao torneio, que será disputado na Guiné Equatorial e no Gabão, em 2012. Os dois melhores segundos colocados gerais também estarão na fase final.



Seleccionador angolano prepara os Palancas Negras 

António Cristóvão| - 22 de Março, 2011


Grupo de trabalho fica completo hoje com a chegada dos restantes jogadores convocados
Fotografia: Mota Ambrósio
Lito Vidigal, seleccionador nacional dos Palancas, aguarda pela integração dos jogadores que actuam no exterior do país, hoje às 9h30, no viveiro do Estádio Nacional 11 de Novembro, no município do Kilamba Kiaxi, em Luanda.
De acordo com o corpo técnico da Selecção Nacional de Futebol de Honras, na madrugada de hoje desembarcam Mateus Galiano, do Nacional da Madeira de Portugal, Gilberto (Lierse da Bélgica), Djalma Campos (Marítimo de Portugal) e Pierre Vunguidika (Kickers Offenbach da Alemanha). No mesmo voo chegam Dominiqui Kivuvu (CFR 1907 Cluj da Roménia), Manucho Gonçalves (Manisaspor da Turquia), Dedé (Olympiakos Nikosias FC do Chipre) e Zuela (FC Kuban da Rússia). 
Geraldo, do Curitiba do Brasil, e André Makanga, do Sport Club Jahra do Koweit, também devem integrar esta manhã a terceira sessão de preparação do combinado nacional. Os dois atletas fazem parte do grosso dos futebolistas que desembarcam de madrugada na capital. 
Lito Vidigal fala hoje à Comunicação Social, depois de observar e avaliar a condição física dos atletas que actuam no estrangeiro.
Os Palancas viajam sexta-feira à tarde em voo fretado da Sonair, após o treino matinal no Kilamba-Kiaxi. 
A formação nacional volta a trabalhar no período da manhã (no viveiro) e à tarde (Estádio Nacional 11 de Novembro).Ontem, as duas primeiras sessões realizadas no viveiro (manhã) e no Estádio 11 de Novembro (tarde) foram dominadas pela recuperação dos jogadores que actuam no Girabola. 
Depois da recuperação para o melhoramento da condição física atlética, o grupo trabalhou o passe, a recepção e a circulação da bola numa parte do campo. A preparação encerrou com uma mini-partida de voleibol para o relaxamento do colectivo.
Os Palancas preparam-se para defrontar, no próximo sábado, às 14h00 de Angola (16h00 locais), o Quénia, em Nairobi, em desafio a contar para a terceira jornada do Grupo J de apuramento à fase final da Taça de África das Nações (CAN).
Esta competição africana disputa-se em Janeiro de 2012, em simultâneo no Gabão e Guiné-Equatorial.
Angola e Guiné-Bissau partilham o segundo lugar da série com três pontos cada, enquanto o Quénia encontra-se na “cauda” com um. O Uganda lidera o grupo com quatro pontos.
Tags: , , , , , , , ,
Resnullius

Qual é a sua opinião?

Não é necessário se identificar para comentar este artigo/notícia. Você tem o direito de dizer o que pensa e nós queremos ouví-lo/a. Participe, vamos dialogar!