UE disposta a retomar cooperação com a Guiné-Bissau mas coloca condições

De Fernando Paula Brito (LUSA) – há 2 dias
Durão Barroso destaca importância de
força de estabilização na Guiné-Bissau
Bruxelas, 29 mar (Lusa) -- A União Europeia mostrou-se hoje, em Bruxelas, disposta a retomar a cooperação política e económica normal com a Guiné-Bissau se este país cumprir uma série de condições para garantir o respeito pelos direitos humanos, democracia e Estado de Direito.
Uma delegação da Guiné-Bissau liderada pelo primeiro-ministro, Carlos Gomes Júnior, esteve hoje na sede do Conselho da UE para "consultas" pedidas pela União Europeia, que pretende esclarecer se este país desrespeitou elementos essenciais do Acordo de Cotonu.
A delegação europeia chefiada pela presidência húngara, considerou, através de um comunicado à imprensa, que a Guiné-Bissau respondeu de forma "rápida" e com um "espírito positivo", tendo ainda saudado a informação dada e as declarações feitas durante a reunião de cinco horas. © 2011 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.
João Vaz Mané, Presidente do Observatório dos Direitos Humanos da Guiné-Bissau refere que a eventual adopção de sanções seria contraproducente e considera igualmente que o país tem demonstrado o seu empenho em restabelecer a normalidade democrática no seu território.
Tags: , , ,
Resnullius

Qual é a sua opinião?

Não é necessário se identificar para comentar este artigo/notícia. Você tem o direito de dizer o que pensa e nós queremos ouví-lo/a. Participe, vamos dialogar!