EUA admitem abrir delegação permanente na Guiné-Bissau


2011-05-17

O secretário de Estado adjunto para os Narcóticos do Departamento de Estado norte-americano afirmou esta terça-feira em Lisboa não excluir a hipótese de abrir uma delegação diplomática permanente na Guiné-Bissau, ressalvando, contudo, que isso não acontecerá no imediato.
William R. Brownfield, que falava aos jornalistas à margem do "Simpósio Transatlântico para o Desmantelamento de Redes Ilícitas Organizadas", que decorre em Lisboa, salientou que a "prioridade actual" de Washington é concretizar a colocação de um diplomata norte-americano na embaixada de Portugal na capital da Guiné-Bissau.
A colocação de "um oficial do Departamento de Justiça para trabalhar de forma permanente na embaixada de Portugal em Bissau" foi acordado entre os dois países, no âmbito da 29ª reunião da comissão bilateral permanente Portugal-EUA, que decorreu na semana passada em Washington, lembrou Brownfield.
O responsável norte-americano destacou que a colocação desse oficial insere-se nos esforços de luta contra o crime organizado transnacional e "dependerá em muito da colaboração de Portugal".
"Quanto ao objectivo de longo prazo de estabelecer uma representação diplomática permanente na Guiné-Bissau, isso será eventualmente decidido pelo Presidente Obama, com recomendações da secretária de Estado (Hillary Clinton) e do secretário de Estado Adjunto para os Assuntos Africanos, Johnny Carson", explicou.
O responsável do Departamento de Estado afirmou, contudo, que a sua deslocação na quarta-feira à África Ocidental poderá "eventualmente iniciar esse processo de decisão".
Ler Artigo Completo(Pág.1/2)Página seguinte
 
 
Tags: , ,
Resnullius

Qual é a sua opinião?

Não é necessário se identificar para comentar este artigo/notícia. Você tem o direito de dizer o que pensa e nós queremos ouví-lo/a. Participe, vamos dialogar!