"Hortas di Pobreza" da Guiné-Bissau vence FESTin 2011

Cinema
"Hortas di Pobreza" da Guiné-Bissau vence FESTin 2011

Um júri constituído por Mário Fançoni, da Embaixada de Angola, Francisco Barbosa, representando a EGEA/Cinema São Jorge e José Amaral da Embaixada de Timor, escolheu o filme Hortas di Pobreza, da  Guiné-Bissau, 2010,  uma realização de Sara Sousa, como a Melhor Longa-Metragem em competição, com um prémio no valor de €5.000 atribuído pelos estúdios brasileiros Quanta.

" Lixo Extraordinário", um extraordinário documentário, realizado pelos brasileiros Lucy Walker, João Jardim e Karen Harley, e que abriu o festival no dia 26 de Abril, foi agraciado pelo júri com uma menção honrosa.

Este documentário foi objecto de uma crítica por parte do Hartdmusica e é de salientar que  foi  o filme que obteve a melhor classificação dada pelo público.
"Contagem" de Gabriel e Maurílio Martins, Brasil, 2010, foi considerada a melhor curta-metragem pelo juri composto pelo actor Ângelo Torres, a escritora Brisa Paím e  pela realizadora Salomé Llamas arrecadando um prémio no valor de €2.500, também atribuído pelos estúdios Quanta.

As curtas "Verónica"  dos portugueses de António Gonçalves e Ricardo Oliveira, e  "Vidas Deslocadas", do brasileiro João Marcelo Gomes, forma objecto de menções honrosas, sendo que "Aos Pés", do realizador brasileiro Zeca Brito, foi a curta preferida pelo público.
O FESTin 2011, termina joje, dia 1 de Maio, e reserva a primeira sessão do último dia de programação ao público infantil e juvenil com a projeção do filme "O Planeta Adormecido", uma história falada e cantada em português, que mistura personagens reais e animadas, numa aventura para salvar o planeta Terra.
Cumprindo o objectivo de fomentar a inclusão social através do cinema, o FESTin dedica este dia à "Mostra Cinema para a Inclusão", exibindo nove filmes oriundos de Portugal, Angola e Brasil.
Serão apresentadas cinco curtas-metragens integradas no projecto “Kê Li Kê Lá” (designação em crioulo para a expressão “ah, e tal”),  que visa a sensibilização artística de jovens do Casal da Boba, na Amadora, e foi financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Fundação EDP.
Na Sala Manoel de Oliveira, antiga Sala 1, a partir das 17:00, são exibidos  três filmes do realizador português João Botelho, uma das figuras evocadas nesta 2.ª edição.

João Botelho selecionou "Um Adeus Português" (1985), "Tempos Difíceis" (1987) e "Três Palmeiras" (1994), filmes que completam a breve retrospectiva iniciada no sábado com "Conversa Acabada" (1980).
A partir das 16:30, decorre na Sala 2, a oficina "Os primeiros passos no cinema", orientada por Marítissa Benot e Klauber Oliveira.
Dirigida a jovens dos 16 aos 21 anos, esta oficina será a primeira de uma série a desenvolver ao longo do ano, na expectativa de que os trabalhos resultantes possam integrar a programação do FESTin em 2012.
Tags: , , ,
Resnullius

Qual é a sua opinião?

Não é necessário se identificar para comentar este artigo/notícia. Você tem o direito de dizer o que pensa e nós queremos ouví-lo/a. Participe, vamos dialogar!