Ministério Angolano da Comunicação Social promove formação para jornalistas em Bissau

16-05-2011 17:00
Luanda - O Ministério da Comunicação Social (MCS) de Angola promove a partir desta quarta-feira, em Bissau, capital guineense, uma acção de formação intensiva dirigida a jornalistas daquele país, no quadro das relações de cooperação entre Angola e a Guiné Bissau, indica uma fonte oficial a que a Angop teve acesso hoje, segunda-feira, em Luanda.


Segundo a fonte, a missão do MCS angolano àquele país será encabeçada pelo director nacional de informação, José Luís de Matos, e vai integrar o director-geral do Centro de Formação de Jornalista (CEFOJOR), Albino Carlos.


A acção formativa vai decorrer durante 15 dias e será orientada pelos profissionais Albino Carlos, Carlos Calongo, Joaquim Paulo, Vital Dias, José Alves e Mariana Ribeiro.

A mesma visa capacitar e potenciar a classe jornalística guineense, refrescando e consolidando as suas competências com vista a promover uma consciência profissional mais actuante e prepara-los no sentido de desempenharem cabalmente o seu papel, municiando-lhes, para o efeito, de conhecimentos e técnicas necessárias.

 Avaliar o nível de preparação dos jornalistas locais em termos de cumprimento das normas que se prendem com o profissionalismo e o respeito pela ética e deontologia jornalísticas, constam igualmente dos objectivos da iniciativa.

Visa ainda a promoção do intercâmbio de experiências e de informação entre jornalistas angolanos e guineenses, em torno de um melhor desempenho profissional no âmbito da cooperação existente entre Angola e a Guiné Bissau.

A realização da acção formativa visa também preparar os profissionais daquele país em termos de locução, apresentação de noticiários e programas em rádio e televisão, assim como o domínio de questões técnicas básicas do jornalismo.

No essencial, a acção formativa vai incidir sobre questões básicas do exercício do jornalismo, possibilitando que os profissionais guineenses passem em revista as suas principais carência técnico-profissionais, capacitando-se e consolidando os seus conhecimentos.

 Numa segunda fase, segundo ainda a fonte da Angop, os jornalistas da Guiné-Bissau vão beneficiar de formação no CEFOJOR, em Luanda, e deverão ter aulas práticas na Agência de Notícias (ANGOP), Rádio Nacional (RNA), Televisão Pública (TPA), e no Jornal de Angola.

Durante a estadia da delegação angolana em Bissau deverá ser rubricado um memorando entre a Televisão Pública de Angola e a estação televisiva guineense.

 De referir que a ministra angolana da Comunicação Social, Carolina Cerqueira, rubricou, em Março último, em Bissau, com a sua homóloga local, Maria Adiatu Djaló Nandigna, um Processo Verbal de Cooperação.

 No documento rubricado, Angola se propunha, numa primeira fase, prestar assistência técnica aos órgãos públicos e, na segunda, apoiar tecnicamente o Governo guineense para assistir aos privados.

 No que respeita aos media públicos – Jornal Nô Pintcha, Radiodifusão Nacional (RDN), Televisão da Guiné-Bissau (TGB) e Agência Noticiosa da Guiné (ANG) –, o Processo Verbal estabelece o intercâmbio de notícias, formação profissional, apetrechamento, assistência técnica, visitas de estudos e estágios sobre gestão e modernização dos órgãos, arquivos, publicidade, entre outros aspectos.

Tags:
Resnullius

Qual é a sua opinião?

Não é necessário se identificar para comentar este artigo/notícia. Você tem o direito de dizer o que pensa e nós queremos ouví-lo/a. Participe, vamos dialogar!