20 coisas que você precisa saber sobre a China

A China será a maior potência econômica do mundo em alguns anos - ninguém duvida mais.  A dúvida é sobre em que ano exatamente isso vai acontecer, com os chineses ultrapassando os americanos. O ano será 2016?  É o que indicam dados do FMI baseados em paridade de poder de compra. Ou 2019?  É o que diz a revista inglesaThe Economist, depois de colocar em seu liquidificador estatístico dados de inflação, crescimento real do PIB e valorização do iuane. Para nós, brasileiros, a China já é o maior parceiro comercial. Pelo menos por aqui, Pequim já ultrapassou Washington. Assim, que tal deixar de lado por alguns momentos os óbvios problemas da China - poluição, engarrafamentos, escassez de água, 150 milhões de pobres, opressão política - e acompanhar seu crescimento?

1 - A economia chinesa deve ir de 11,2 trilhões de dólares este ano para 19 trilhões em 2016. Os EUA, de 15,2 trilhões para 18,8 trilhões, de acordo com dados do Fundo Monetário Internacional relativos à paridade de poder de compra ( PPP, purchasing power parities).

2 - Mesmo com o desaquecimento atual da sua economia, a China deve crescer 9,3% este ano e mais 8,7% em 2012, segundo projeções do Banco Mundial.

3 - Crescendo tanto, a China já age como superpotência e toca seu próprio programa espacial. Quer mandar um chinês à lua, e já construiu sua própria estação espacial. Terá a maior base do mundo para teste de foguetes.

4 - Os investimentos em pesquisa e desenvolvimento aumentaram tanto que a China já superou o Japão nesse quesito, ficando apenas atrás dos Estados Unidos. Este ano os investimentos chegam a 153,7 bilhões de dólares. Precisa mais?

5 - Com 1,3 bilhão de habitantes e seu capitalismo estatal, a China destroi mercados e empregos, mas também cria oportunidades de negócio para o mundo inteiro.

6 - A força de trabalho chinesa bate em 780 milhões de pessoas, deixando para trás 478 milhões de indianos, 154 milhões de americanos e 103 milhões de brasileiros. Dá para calcular quantos consumidores há nesse mar humano?

7 - A renda média disparou com o crescimento do país. Não passava de 945 dólares em 2000. Em 2010, subiu a 4280 dólares. Considerado o tamanho da população chinesa, o número explode, como em qualquer cálculo relativo à China.

8 - O país já tem 900 milhões de usuários de celular, segundo o Ministério de Tecnologia da Informação. A cada mês, mais de 10 milhões de pessoas compram o seu primeiro aparelho.

9 - Na China, os internautas passam de 450 milhões, e ainda há muito campo para expansão nessa área. A censura feita pelo governo à rede não abala a sua expansão ou o interesse pelos gadgets no país.

10 - No mercado de consumo, não há um limite de compras à vista. Os chineses levaram para casa 35 milhões de televisores no ano passado.

11 - Há 300 milhões de fumantes na China, e 1 milhão deles morre por ano por causa do cigarro. Poucos países são tão promissores para a indústria farmacêutica.

12 - Os turistas chineses já passaram de 57 milhões em 2010, ficando atrás apenas dos americanos, alemães e ingleses. Este ano devem passar a perna nos ingleses. São disputados pela generosidade nos gastos.

13 - Em 2010, a China já superou os Estados Unidos como a maior potência industrial do globo, de acordo com pesquisas do centro de pesquisas econômicas IHS Global Insight. Chegou a 1,995 trilhão de dólares, contra 1,952 trilhão dos americanos.

14 - A China é atualmente o maior exportador do mundo - o maior de bens manufaturados desde 2009, deixando muito consumidor feliz com pechinchas nas maiores e nas menores redes de lojas do planeta.
15 - As reservas de divisas da China superam os 3 trilhões de dólares - e já se tinham tornado as maiores do mundo em 2010.

16 - O consumo de energia da China já supera o dos Estados Unidos, segundo levantamento da British Petroleum. Aumentou 11,2% no ano passado, enquanto no mundo cresceu 5,6%. O país já engoliu mais de 20% de toda a energia consumida no planeta em 2010.

17 - A China será o país que mais vai investir em fontes renováveis de eletricidade daqui para frente - só 1,4 trilhão de dólares até 2035.

18 - A China já tinha 2,7 trilhões de dólares em caixa no final de 2009 para sair pelo mundo comprando empresas. Segundo o Banco Mundial, a quantia vai aumentar seis vezes até 2020. O Rhodium Group prevê que haverá 1 trilhão de dólares de aquisições até 2020.

19 - A China já tem 1,1 milhão de residências de milionários, só ficando atrás de Estados Unidos e Japão nesse ranking, de acordo com resultados de estudo do Boston Consulting Group. O mercado de luxo só cresce no país.

20 - Junto com a riqueza privada, aumenta a sofisticação. O mercado de leilões de arte contemporânea chinesa cresceu de menos de 1 milhão de dólares para 167 milhões em 2010.

Tags: , ,
Resnullius

Qual é a sua opinião?

Não é necessário se identificar para comentar este artigo/notícia. Você tem o direito de dizer o que pensa e nós queremos ouví-lo/a. Participe, vamos dialogar!