[ALERTA!] Guiné-Bissau: Consumidores de carne bovina ameaçados com carbúnculo

 
2011-06-06 17:44:26


Bissau- Direcção-geral da Pecuária guineense alerta para os perigos de contaminação da doença de carbúnculo com carne bovina.
O alerta foi deixado pelo director-geral da Direcção de Pecuária, Bernardo Cassama. «Os habitantes de Bissau estão ameaçados com consumo de carne contaminados com a doença de carbúnculo, que neste momento assola algumas regiões das zonas norte e leste do país», disse Bernardo Cassama.

O director-geral associou o perigo ao abate e comercialização de carne bovina de forma clandestina. Bernardo Cassama disse à PNN que a sua instituição continua preocupada com esta prática, que pode pôr em risco a vida de muitas pessoas.

A doença de carbúnculo começou a aparecer em Fevereiro. na região de Biombo, onde fez um morto e em Maio passado registou-se outra situação na povoação de M’bunhe no sector de Bissorâ, que matou duas pessoas.

Na região de Gabú, a febre de carbúnculo causou a morte a cerca de três dezenas de cabeças de gado. Para conter esta epidemia, Bernardo Cassamá informou que está em curso uma campanha de vacinação de animais domésticos, devendo esta terminar a 21 de Junho.

Sobre esta campanha, que visa erradicar o problema do carbúnculo na Guiné-Bissau, Bernardo Cassama lamentou a fraca participação dos proprietários de gado.

Sumba Nansil
(c) PNN Portuguese News Network


SAIBA MAIS SOBRE O CARBÚNCULO

ANTRAZ OU CARBÚNCULO
O carbúnculo ou antraz é uma doença causada pela bactériaBacillus anthracis. É uma doença infecto-contagiosa de origem animal, conhecida vulgarmente por peste da Manqueira ou mal de ano. Ataca principalmente animais ruminantes herbívoros que pastam em áreas com solo contaminado. O nome da doença faz referência à mancha negra formada na pele, em caso de contaminações cutâneas.  A palavra “anthrax” vem do grego, que significa carvão.







Epidemiologia

As infecções de carbúnculo são raras, mas não excepcionais, em herbívoros domésticos ou selvagens como vacascabrasovelhascamelos e antílopes. O carbúnculo está espalhado por todo o mundo. É mais comum em países em desenvolvimento ou em países sem uma política pública de saúde que ataque o problema, já que as vacinações são a regra nos países desenvolvidos. A doença é mais comum em algumas regiões como a América CentralAmérica do Sul, Sul e Leste da EuropaÁsiaÁfrica (presente na fauna selvagem), Caraíbas e Médio Oriente.

[editar]

Exposição
Os casos humanos de carbúnculo devem-se normalmente à exposição a animais infectados ou a carne ou pele infectada. As vítimas têm profissões relacionadas com a manipulação de animais ou de produtos derivados.

[editar]

Rotas de infecção
O carbúnculo pode entrar no corpo humano através dos intestinos, pulmões (inalação) ou pele. O carbúnculo não é contagioso, é pouco provável que se espalhe de pessoa para pessoa. A infecção dá-se quase sempre por exposição a esporos, e não à forma activa.
período de incubação varia entre algumas horas a 7 dias, embora períodos superiores (inclusive, 60 dias) têm sido descritos.
Antraz pulmonar com alargamento do Mediastino
  1. A infecção pulmonar por carbúnculo provoca, nos primeiros dias, sintomas semelhantes aos da gripe, seguidos de problemas respiratórios graves, por vezes fatais. Se não for tratada, a infecção por inalação é a mais mortal, com uma taxa de mortalidade de aproximadamente 100%. A infecção pulmonar também é conhecida por Doença de Woolsorter.
  2. A infecção gastrointestinal por carbúnculo provoca sérias dificuldades gastrointestinais, vômitos sanguíneos e diarréia. Se não for tratada leva à morte em cerca de 25% a 60% dos casos.
  3. A infecção cutânea por carbúnculo causa uma lesão negra irritante, normalmente concentrada num ponto negro que se forma uma semana ou duas após a exposição. Diferente de outras lesões a forma cutânea do antraz não causa dor. A infecção cutânea é a menos mortal de todas; se não for tratada, a infecção causa a morte em 20% dos casos. Se for tratada, quase nunca causa a morte.

[editar]

Tratamento
Star of life caution.svg
Advertência: A Wikipédia não é consultório médico nem farmácia.
Se necessita de ajuda, consulte um profissional de saúde. As informações aqui contidas não têm caráter de aconselhamento.
O tratamento para as infecções de carbúnculo cutâneo inclui doses elevadas de antibióticos como penicilinatetraciclinaseritromicina oucloranfenicol. Nos casos de infecção pulmonar, o tratamento recomendado é com ciprofloxacina ou doxiciclina, sendo mais eficaz logo após a exposição. Além disso, a profilaxia com antibióticos é crucial nos casos de antraz pulmonar, para salvar vidas.

[editar]

Guerra biológica
Os esporos da bactéria podem ser usados em ataques bélicos. Os membros do exército dos Estados Unidos são vacinados rotineiramente antes de partirem em serviço para zonas do mundo onde um ataque biológico é considerado uma ameaça. A vacina do carbúnculo, produzida pela BioPort Corporation, não contém a bactéria viva e consegue prevenir a doença em 93% dos casos. Esta vacina é um dos fatores suspeitos de ter causado a Síndrome da Guerra do Golfo.
O carbúnculo pode ser facilmente obtido a partir de animais que morreram da doença.O antraz é raro nos países desenvolvidos, mas comum nos subdesenvolvidos. A cultura de esporos de carbúnculo é extremamente fácil. Um estudante de microbiologia pode fazê-lo com equipamentos muito simples. Mas a produção de carbúnculo sob a forma de aerossol, a forma mais apropriada para a guerra biológica, necessitaria de equipamentos sofisticados e pessoal altamente qualificado.

[editar]

História
Pasteur, em 1881, realiza a vacinação de ovelhas.
Bacillus anthracis foi descoberto por Louis Pasteur em 1879. Em 1881, Pasteur e seu auxiliarCharles Chamberland criaram e experimentaram uma vacina publicamente contra o carbúnculo. Pasteur vacinou 25 ovelhas e deixou outras 25 não vacinadas, e depois injectou todas com B.a nthracis. Todas as ovelhas vacinadas sobreviveram, e todas as não vacinadas morreram, constituindo um dos primeiros sucessos da vacinação.
Robert Koch, médico e cientista alemão, foi, em 1877, o primeiro a identificar a bactéria que causa a doença.[2]
Já houve diversos acidentes com o desenvolvimento do carbúnculo como arma biológica, nos quais morreram dezenas de pessoas.

[editar]

Ataques nos EUA
Carta, enviada por terroristas islâmicos, contendo esporos de carbúnculo.
Em 2001 e 2002 esporos de antráz de alta virulencia foram introduzidos sob a forma de pó em envelopes enviados a várias figuras públicas nos EUA. Houve vários casos de doença, e o governo americano viu se obrigado, por prevenção, a encomendar grandes doses de ciprofloxacina. Os terroristas ainda são desconhecidos.

Referências

  1. Wikipedia lexikon2.jpg  Nota linguística: A palavra em português grafa-se antraz (derivado da palavra em gregoánthrax, akos, pelo termo em latimanthrace)). A grafia antrax, usada sobretudo em inglês é errada em nosso idioma.


  •  Madigan M; Martinko J (editors).. Brock Biology of Microorganisms. 11th ed. ed. [S.l.]: Prentice Hall, 2005. ISBN 0-13-144329-1




Tags: , , , , ,
Resnullius

Qual é a sua opinião?

Não é necessário se identificar para comentar este artigo/notícia. Você tem o direito de dizer o que pensa e nós queremos ouví-lo/a. Participe, vamos dialogar!