Guiné-Bissau: ONU pede investigação dos crimes políticos

O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, apresenta ao Conselho de Segurança da ONU o relatório sobre a Guiné-Bissau.
Foto: Reuters
Guiné-Bissau: Secretário-geral da ONU apresenta relatório


O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, apresenta terça-feira ao Conselho de Segurança da ONU o relatório sobre a Guiné-Bissau.
O debate sobre o relatório está entretanto a ser seguido atentamente em Bissau.
Uma delegação guineense já se encontra em Nova Iorque para defender o documento com destaque para o contexto das investigações sobre as mortes do ex-presidente da república, Nino Vieira, e Tagme Na Waie antigo chefe do estado-maior.
Sobre este particular uma referencia à afirmação do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, segundo a qual é critica a conclusão das investigações independentes aqueles assassinatos.
A propósito desta observação Rui Landim, comentador político guineense diz que “à volta deste processo, perante varias solicitações feitas pelo Ministério Publico, que assentam nos apoios da Comunidade Internacional, de recordar que os Estados Unidos da América, além de terem prometido enviar para Bissau, um procurador de republica para ajudar nas investigações criminais, sobretudo dos processos mais salientes, disponibilizaram-se para prestar apoio para um programa de protecção de testemunhas e pessoas de interesse, ligadas aos assassínios de 2009”.
Para Rui Landim este apoio revela-se de grande importância para a conclusão do processo de uma forma independente.
Ouça a reportagem do Lassana Cassamá.
Tags: , , ,
Resnullius

Qual é a sua opinião?

Não é necessário se identificar para comentar este artigo/notícia. Você tem o direito de dizer o que pensa e nós queremos ouví-lo/a. Participe, vamos dialogar!