Chefe das Forças Armadas devia esclarecer assassínios ocorridos em 2009

14-07-2011 16:44
Guiné-Bissau| Fonte: ANGOP



Bissau - O deputado do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), Roberto Cacheu, disse hoje (quinta-feira) que o chefe das Forças Armadas da Guiné-Bissau deve esclarecer o que sabe sobre assassínios ocorridos no país, em Junho de 2009.  

 
  
"Penso que o general António Indjai tem a responsabilidade de limpar o nome das Forças Armadas. Tem que dizer claramente aquilo que sabe das mortes", afirmou o deputado, que falava enquanto porta-voz dos partidos da oposição que hoje realizaram uma manifestação em Bissau a pedir justiça e a demissão do Primeiro-ministro guineense, Carlos Gomes Júnior.  

 
   
Segundo Roberto Cacheu, o general António Indjai, chefe das Forças Armadas guineenses, "não está envolvido" nos acontecimentos registados em 2009. 

 
   
"Ele não está envolvido. Tanto assim que teve a acção do 01 de Abril e disse que se não fosse aquele levantamento talvez não teríamos hoje o Presidente Malam Bacai Sanhá e ele mesmo", afirmou Cacheu.  

 
   
Em Março de 2009, o antigo Presidente Nino Vieira e o ex -chefe das Forças Armadas, general Tagmé Na Waié, foram mortos.  

 
   
Em Junho do mesmo ano, foram assassinados os deputados Hélder Proença e Baciro Dabó por envolvimento num alegado golpe de Estado que o Ministério Público já considerou nunca ter existido.  

 
   
Na altura, o deputado Roberto Cacheu e outras figuras da sociedade guineense foram acusados de alegado envolvimento na preparação do golpe de Estado. 

 
   
O Ministério Público retirou também as acusações contra Roberto Cacheu e outras pessoas. 
Tags: , , , ,
Resnullius

Qual é a sua opinião?

Não é necessário se identificar para comentar este artigo/notícia. Você tem o direito de dizer o que pensa e nós queremos ouví-lo/a. Participe, vamos dialogar!