Matemática e Português: professores africanos fazem curso no CE

Publicado em 19 de julho de 2011
ImprimirEnviarAumentarDiminuir

Clique para Ampliar
Aula inaugural: 160 educadores de Cabo Verde e Guiné Bissau estão sendo capacitados para o ensino básico - por LIANA SAMPAIO

Estudo terá duração de 30 dias, durante os quais os professores assistirão a aulas e conhecerão equipamentos culturais

Para 160 professores da educação básica de Cabo Verde e Guiné Bissau, o desejo de ensinar se manifestou através da vontade de aprender. Na manhã de ontem, os docentes assistiram à aula inaugural do Programa Linguagem das Letras e dos Números, do Governo Federal, através do qual passarão por uma capacitação que visa ao aprimoramento do ensino básico de Português e Matemática nos dois países.

Mais do que o aprendizado de conhecimento técnico, o professor cabo verdinho Gil Vaz enxerga no curso a possibilidade de uma troca enriquecedora de experiências em campos que não se restringem ao conteúdo dado em salas de aula.

Outro aluno do curso, o professor de Matemática. Antônio Luis, de Cabo Verde, diz ter ingressado no programa por conta da recomendação de conterrâneos que já passaram pelo Programa Linguagem das Letras e dos Números.

Conforme o coordenador do programa e assessor do Ministério da Ciência e Tecnologia, Hélio Barros, o curso terá duração de 30 dias, durante os quais os professores deverão, além de assistir a aulas, visitar lugares onde aprenderão mais sobre a cultura brasileira. "Eles irão, por exemplo, para a Unifor (Universidade de Fortaleza), para verem as exposições de arte", ilustra o coordenador.

Este já é o quarto ano do programa. O fato de o curso se concentrar no ensino básico de Português e Matemática, ressalta, dá-se pela importância, para os residentes dos dois países, de ter domínio sobre a língua portuguesa e de saber utilizar de forma adequada operações matemáticas. "Isso é a base", diz.
Tags: , , , , ,
Resnullius

Qual é a sua opinião?

Não é necessário se identificar para comentar este artigo/notícia. Você tem o direito de dizer o que pensa e nós queremos ouví-lo/a. Participe, vamos dialogar!