Lito Vidigal, seleccionador nacional dos Palancas, aguarda pela integração dos jogadores que actuam no exterior do país, hoje às 9h30, no viveiro do Estádio Nacional 11 de Novembro, no município do Kilamba Kiaxi, em Luanda.
De acordo com o corpo técnico da Selecção Nacional de Futebol de Honras, na madrugada de hoje desembarcam Mateus Galiano, do Nacional da Madeira de Portugal, Gilberto (Lierse da Bélgica), Djalma Campos (Marítimo de Portugal) e Pierre Vunguidika (Kickers Offenbach da Alemanha). No mesmo voo chegam Dominiqui Kivuvu (CFR 1907 Cluj da Roménia), Manucho Gonçalves (Manisaspor da Turquia), Dedé (Olympiakos Nikosias FC do Chipre) e Zuela (FC Kuban da Rússia).
Geraldo, do Curitiba do Brasil, e André Makanga, do Sport Club Jahra do Koweit, também devem integrar esta manhã a terceira sessão de preparação do combinado nacional. Os dois atletas fazem parte do grosso dos futebolistas que desembarcam de madrugada na capital.
Lito Vidigal fala hoje à Comunicação Social, depois de observar e avaliar a condição física dos atletas que actuam no estrangeiro.
Os Palancas viajam sexta-feira à tarde em voo fretado da Sonair, após o treino matinal no Kilamba-Kiaxi.
A formação nacional volta a trabalhar no período da manhã (no viveiro) e à tarde (Estádio Nacional 11 de Novembro).Ontem, as duas primeiras sessões realizadas no viveiro (manhã) e no Estádio 11 de Novembro (tarde) foram dominadas pela recuperação dos jogadores que actuam no Girabola.
Depois da recuperação para o melhoramento da condição física atlética, o grupo trabalhou o passe, a recepção e a circulação da bola numa parte do campo. A preparação encerrou com uma mini-partida de voleibol para o relaxamento do colectivo.
Os Palancas preparam-se para defrontar, no próximo sábado, às 14h00 de Angola (16h00 locais), o Quénia, em Nairobi, em desafio a contar para a terceira jornada do Grupo J de apuramento à fase final da Taça de África das Nações (CAN).
Esta competição africana disputa-se em Janeiro de 2012, em simultâneo no Gabão e Guiné-Equatorial.
Angola e Guiné-Bissau partilham o segundo lugar da série com três pontos cada, enquanto o Quénia encontra-se na “cauda” com um. O Uganda lidera o grupo com quatro pontos.
Caros leitores,
Não foi possível tirar muitas fotos, mas aqui estão elas.
Gostaríamos de saber a vossa opinião sobre a performance da nossa selecção, sobre as condições do estádio Lino Correia e sobre o investimento que tem sido feito no desporto do nosso país em geral.
Um abraço,
A equipa do MIB NEWS
Não foi possível tirar muitas fotos, mas aqui estão elas.
Gostaríamos de saber a vossa opinião sobre a performance da nossa selecção, sobre as condições do estádio Lino Correia e sobre o investimento que tem sido feito no desporto do nosso país em geral.
Um abraço,
A equipa do MIB NEWS
![]() |
| Bandeiras hasteadas no Lino Correia |
![]() |
| Assim estava a rua paralela ao estádio Lino Correia, cerca de 1 hora antes do jogo |
![]() |
| Adeptos animados garantiram o seu lugar para ver o jogo com bastante antecedência |
![]() |
| Apesar das más condições, houve muita animação popular |
![]() |
| Bandeiras hasteadas no Estádio Lino Correia, Bissau, 26/03/11 |
QUALIFICAÇÃO PARA CAN-2012 - Da esperança ao cataclismo
Enviado por Jornal Notícias - 29 de Março de 2011
HOUVE adeptos que chegaram ao Estádio da Machava às dez, no domingo.
Portanto, cinco horas antes do início da contenda. Aliás, como sempre acontece nestas ocasiões, a cor da vestimenta não era outra, senão o vermelho. O vermelho dos "Mambas". Embora se reconhecesse o inequívoco
poderio dos zambianos, nessa altura, a esperança em relação à vitória
habitava no coração de todos os moçambicanos. A Zâmbia, desta vez, tinha
que vergar. Estávamos todos bastante animados, caras lindas e sorridentes e o "V" de vitória expresso através dos dedos indicador e maior.
Só que, para desconsolo nosso, bastaram cerca de duas horas, entre 15 e 17, para tudo mudar de avesso, como se tivesse passado um tsunami. A nossa esperança tinha virado um autêntico pesadelo. As nossas caras lindas e sorridentes se transformado em sapos lacrimejantes e os nossos dedos, em vez de vitória, escondidos em bolsos, enquanto o vozear da circunstância tinha
um denominador comum: a incapacidade dos "Mambas"de se expressarem como tal e, acima de tudo, a indiferença do seleccionador nacional face ao
naufragar da nau.
E agora, acreditando-se ou não, acabou. Talvez uma mão divina nos possa livrar do cataclismo, pois o futuro é realmente sombrio. À excepção de eventuais partidas amigáveis, uma das quais na inauguração do Estádio Nacional do Zimpeto e outras inseridas nas datas-FIFA, os "Mambas" só voltam a jogar em Maputo, para o CAN-2012, no dia 9 de Outubro, portanto, dentro de sete meses, frente às Ilhas Comores.
Nas contas iniciais, seria uma tarde histórica e inesquecível, com o selar da qualificação para Gabão e Guiné-Equatorial,mas que, em função daquilo que aconteceu no domingo, será um dia qualquer, se calhar com meia dúzia de adeptos movidos pelo espírito verdadeiramente missionário, porquanto nas deslocações à Zâmbia, em Junho, e à Líbia, em Setembro, a nossa selecção terá pouquíssimas chances de triunfar.
Por outro lado, e considerando a complicada situação dos líbios, o adversário directo dos "Mambas" na luta pelo apuramento passou a ser a Zâmbia, que agora na segunda volta tem um calendário desafogado: recebe moçambicanos e líbios e visita os modestos comorianos. Mais: a probabilidade de qualificação por via da repescagem (segundo melhor classificado) também começa a esfumar-se cedo, senão vejamos: das três vagas disponíveis, uma já pertence, automaticamente, ao Grupo K, em virtude de possuir cinco selecções, e as outras duas bastante longe em função dos pontos neste momento detidos por alguns segundos classificados, casos do Sudão, com sete, Mali, Nigéria e Níger,seis.
EGIPTO E CAMARÕES EM MAUS LENÇÓIS
Dois campeões estão em maus lençóis e a sua presença na maior festa futebolística do continente sob um fio. Trata-se do Egipto, em piores condições, e dos Camarões, que nos seus grupos não têm tido uma prestação à altura dos seus pergaminhos.
No Grupo G os "Faraós" foram à África do Sul perder por uma bola sem resposta e ocupam o último lugar com apenas um ponto. Por seu turno, no Grupo E, os "Leões Indomáveis" perderam no Senegal também por 1-0 e estão no terceiro posto com quatro pontos.
Outros grandes que neste momento não lideram os respectivos grupos são o Mali, Nigéria, Marrocos, Argélia e Tunísia,contrastando com a Costa do Marfim e Senegal, os únicos invictos, assim como o surpreendente e já qualificado Botswana.
QUADRO DE RESULTADOS
GRUPO A
Cabo Verde, 4-Libéria, 2
Mali, 1-Zimbabwe, 0
Classificação
Cabo Verde 7 pontos
Mali 6
Zimbabwe 2
Libéria 1
GRUPO B
Nigéria, 4-Etiópia, 0
Madagáscar, 1-Guiné, 1
Classificação
Guiné 7 pontos
Nigéria 6
Etiópia 3
Madagáscar 1
GRUPO C
Moçambique, 0-Zâmbia, 2
Líbia-Comores (-)
Classificação
Zâmbia 6 pontos
Líbia 4
Moçambique 4
Comores 0
GRUPO D
Argélia, 1-Marrocos, 0
Tanzania, 2-Rep. Centro Africana, 1
Classificação
Rep. Centro Africana 4
Marrocos 4
Tanzania 4
Argélia 4
GRUPO E
RD Congo, 3-Maurícias, 0
Senegal, 1-Camarões, 0
Classificação
Senegal 9 pontos
RD Congo 4
Camarões 4
Maurícias 0
GRUPO F
Burkina Faso, 4-Namíbia, 0
Classificação
Burkina Faso 6 pontos
Gâmbia 3
Namíbia 0
GRUPO G
África do Sul, 1-Egipto, 0
Níger, 3-Serra Leoa, 1
Classificação
África do Sul 7 pontos
Níger 6
Serra Leoa 2
Egipto 1
GRUPO H
Costa do Marfim, 2-Benin, 1
Ruanda, 3-Burundi, 1
Classificação
TVM - Televisão de Moçambique
http://www.tvm.co.mz Produzido em Joomla! Criado em: 29 March, 2011, 14:11Costa do Marfim 9 pontos
Benin 4
Ruanda 3
Burundi 1
GRUPO I
Sudão, 3-Suazilândia, 0
Congo, 0-Gana, 3
Classificação
Gana 7 pontos
Sudão 7
Congo 3
Suazilândia 0
GRUPO J
Guiné-Bissau, 0-Uganda, 1
Quénia, 2-Angola, 1
Classificação
Uganda 7 pontos
Quénia 4
Guiné-Bissau 3
Angola 3
GRUPO K
Malawi, 1-Togo, 0
Chade, 0-Botswana, 1
Classificação
Botswana 16 pontos
Malawi 9
Tunísia 7
Togo 3
Chade 2
TVM - Televisão de Moçambique
http://www.tvm.co.mz Produzido em Joomla! Criado em: 29 March, 2011, 14:11
![]() |
| Apoiantes da seleção guineense na entrada do estádio Lino Correia, no sábado, 26/03/11. |
A seleção de futebol da Guiné-Bissau, treinada pelo português Luís Norton de Matos, perdeu hoje em Bissau com o Uganda por 1-0, no terceiro jogo do Grupo J de apuramento para a Taça das Nações Africanas CAN2012.
O único golo da partida, disputada no Estádio Lino Correia perante cerca de 10.000 espetadores, foi apontado por David, aos 23 minutos.
Luís Norton de Matos reconheceu, no final da partida que o Uganda “ganhou por ter mais experiência” do que a Guiné-Bissau.
O médio guineense Zezinho, que joga em Portugal nos juniores do Sporting, ainda desperdiçou uma grande penalidade, aos 57 minutos.
Norton de Matos admitiu que, com a derrota, “ficam mais complicadas” as aspirações da Guiné-Bissau de se qualificar pela primeira vez para a fase final da CAN, cuja edição do próximo ano se vai disputar simultaneamente no Gabão e na Guiné-Equatorial.
Com a derrota da Guiné-Bissau e de Angola, que perdeu por 2-1 em Nairobi com o Quénia, o Uganda passa a ser líder isolado do Grupo J, com sete pontos, enquanto os quenianos estão na segunda posição, com quatro.
A Guiné-Bissau e Angola repartem a ultima posição, com três pontos cada.
Luís Norton de Matos reconheceu, no final da partida que o Uganda “ganhou por ter mais experiência” do que a Guiné-Bissau.
O médio guineense Zezinho, que joga em Portugal nos juniores do Sporting, ainda desperdiçou uma grande penalidade, aos 57 minutos.
Norton de Matos admitiu que, com a derrota, “ficam mais complicadas” as aspirações da Guiné-Bissau de se qualificar pela primeira vez para a fase final da CAN, cuja edição do próximo ano se vai disputar simultaneamente no Gabão e na Guiné-Equatorial.
Com a derrota da Guiné-Bissau e de Angola, que perdeu por 2-1 em Nairobi com o Quénia, o Uganda passa a ser líder isolado do Grupo J, com sete pontos, enquanto os quenianos estão na segunda posição, com quatro.
A Guiné-Bissau e Angola repartem a ultima posição, com três pontos cada.
Luanda - A derrota da selecção nacional de futebol, sábado, em Nairobi, diante do Quénia, por 1-2, nas eliminatórias ao CAN’2012, a ser organizado no Gabão e Guine Equatorial, é o principal destaque do noticiário desportivo angolano da semana finda.
No fim da partida, o seleccionador nacional angolano, Lito Vidigal, manifestou o seu inconformismo.
"Não conseguimos a vitória. Custa-me quando fomos melhores e perdemos. Estivemos muito próximo de vencer", disse, reiterando que em nenhum momento “a chegada tardia” a Nairobi influenciou no resultado.
Segundo Lito Vidigal, os Palancas Negras dominaram e só foram derrotados por marcarem apenas um golo.
Referente a terceira jornada do grupo J, o jogo colocou os “Palancas Negras” mais dependentes, embora não perderam de todo a possibilidade de se apurarem, nesta série liderada pelo Uganda com sete pontos, mais três que o Quénia no segundo posto. A Guiné-Bissau e Angola com três pontos cada estão nos lugares imediatos.
Ugandeses estão prontos para encarar Guiné Bissau!
Por Matheus Laboissière
Depois de conviver com a possibilidade de desistência das Eliminatórias da Copa Africana de Nações 2012 por dificuldades financeiras, os atletas da seleção de Uganda podem, agora, ficar tranquilos e se concentrar para o jogo do próximo dia 25 de março, diante de Guiné Bissau, em Bissau, capital do país de língua portuguesa.
As Associações de Futebol da Federação de Uganda (FUFA) havia, na semana passada, comunicado que poderiam pedir o desligamento da seleção do torneio, já que não tinhma conseguido cerca de 186 milhões de Xelins (moeda local), equivalentes a cerca de R$ 129.300,00 (cento e vinte nove mil e trezentos reais).
O valor consiste no pagamento das despesas com a viagem da delegação, inclusive o deslocamento de jogadores que atuam no exterior, para Dakar, capital de Senegal. Lá, a seleção nacional ficará treinando, durante três dias. A distância de Kampala, capital de Uganda, para Dakar, é de cerca de 8.5000 km. Depois, até o local do jogo, mais 967 km.
Em entrevista a um jornal de Uganda, o ministro dos Esportes, Charles Bakkabulindi, disse que está tudo nos conformes e que o dinheiro está na conta do governo. De acordo com o assessor de imprensa da seleção ugandesa, Fred Katende Malibu, alguns funcionários já estão em Bissau a fim de identificar boas acomodações, um local para treinos e ainda receber a equipe no aeroporto da capital.
Precariedade
Além das dificuldades de deslocamento e a própria Guiné Bissau, a seleção de Uganda deverá se preocupar com o estádio Lino Correia. De acordo com um jornal do país anfitrião, a praça é bem apertada no que diz respeito a acomodações.
Na partida contra Quênia, na rodada inicial, por exemplo, apenas dois mil torcedores puderam ver a partida. Uma empresa contratada está construindo mais um lance de arquibancadas, a fim de aumentar a capacidade para quatro ou cinco mil expectadores. A obra deverá ficar pronta um dia antes da partida.
Situação
Lances da vitória de Uganda sobre Angola, por 3×0
Uganda lidera o Grupo J das Eliminatórias da Copa Africana de Nações. Os Cranes, apelido da seleção, já venceram Angola (3×0, em casa) e empataram com Quênia (0×0, fora). Além da partida contra Guiné Bissau, no estádio Lino Correia, Uganda tem mais três jogos, contra a própria Guiné Bissau (casa, 3 de junho), Angola (fora, 2 de setembro) e Quênia (casa, dia 7 de outubro).
Os ugandeses têm quatro pontos, enquanto Angola vem em segundo, com três, empatada com Guiné Bissau, que está em terceiro por ter perdido para Angola no confronto direto. Na lanterna, com apenas um ponto, está Quênia.
Apenas o campeão do grupo se classifica diretamente ao torneio, que será disputado na Guiné Equatorial e no Gabão, em 2012. Os dois melhores segundos colocados gerais também estarão na fase final.
Abel Camará, jogador do Belenenses, terá sido chamado por Norton de Matos, seleccionador da Guiné-Bissau, mas também foi convocado por Rui Jorge, seleccionador nacional dos sub-21. |
Poderá estar criada uma confusão à volta de duas convocatórias divulgadas esta sexta-feira: Abel Camará terá sido chamado para jogar por Portugal e pela Guiné-Bissau.
A convocatória portuguesa dos sub-21 consta no site da Federação Portuguesa de Futebol e, de facto, o jovem do Belenenses foi inserido na lista.
O (possível) problema é que, de acordo com a agência Lusa, o mesmo jogador foi chamado por Norton de Matos, seleccionador da Guiné-Bissau, país natal de Abel.
O Relvado entrou em contacto com os responsáveis do Belenenses, que revelaram que apenas têm a indicação da convocatória da FPF. Da Guiné-Bissau não surgiu qualquer indicação, até porque, segundo fonte do clube do Restelo, Abel Camará "tem BI português" e por isso jogará por Portugal.
Posto este cenário, o Relvado tentou contactar as duas federações envolvidas e o treinador Norton de Matos, mas até ao momento não foi possível esclarecer o assunto com qualquer uma destas partes envolvidas.
O médio Ivanildo, do Portimonense, foi chamado esta sexta-feira pela primeira vez à seleção da Guiné-Bissau por Norton de Matos, para o confronto contra o Uganda, de qualificação para a Taça das Nações Africanas (CAN) de 2012.
Além de Ivanildo, o treinador português chamou também pela primeira vez à seleção principal da Guiné-Bissau o guarda-redes Nené e o médio Abel Camará, ambos do Belenenses, numa lista de 22 elementos dominada por jogadores que atuam em clubes portugueses.
A Guiné-Bissau defronta o Uganda a 26 de março, em Bissau, e em caso de vitória ascenderá automaticamente ao primeiro lugar do Grupo J do apuramento para a fase final da CAN'2012.
Além do Uganda e da Guiné-Bissau, fazem parte do grupo Angola e Quénia.
Lista de convocados:
Guarda-redes: Nené (Belenenses) e Jonas Mendes (Amora).
Defesas: José Monteiro (Hamarby), Emerson Correia (Moreirense), Saído Indjai (Oliveirense), Bruno Fernandes (Tyrgos Murys), Eridson Mendes (Tourizense), Bacar Balde (FC Porto) e Mamadu Candé (1.º Dezembro).
Médios: Moya Mané (Sporting Covilhã), Valter Fernandes (Marítimo B), Ednilson Rocha (Dínamo de Tblissieo), Abel Camará (Belenenses), Bocundji Cá (Tours), Moreira (Daliang FC), Zezinho (Sporting), Arnol Mendy (Derby County), Ivanildo (Portimonense) e Mustafa Silva (Pinhalnovense).
Avançados: Cícero (Rio Ave), Dionísio Fernandes (Torrienser) e Basile de Carvalho (Levski Sofial).
Lito Vidigal, de olho na convocatória para operação Quénia
14-03-2011
A entrada da 3ª jornada os Ugandeses comandam o grupo com seis pontos, mais três que Angola e a Guiné-Bissau, que vêem nas posições imediatas com três pontos cada.
14-03-2011
O seleccionador nacional dos Palancas Negras Lito Vidigal divulga esta semana a convocatória dos Palancas Negras, para o jogo do próximo dia 26 em Nairobe, frente ao Quénia.
O desafio é referente a 3ª jornada do grupo-10, qualificativo ao CAN-2012, no Gabão e Guiné-Equatorial, que faz disputar ainda o jogo entre a Guiné-Bissau e o Uganda.A entrada da 3ª jornada os Ugandeses comandam o grupo com seis pontos, mais três que Angola e a Guiné-Bissau, que vêem nas posições imediatas com três pontos cada.
Por Sapo Desporto c/Lusa
O seleccionador de futebol da Guiné-Bissau, o português Luís Norton de Matos, disse hoje que conta com Ivanildo, Eder e Yazalde para enfrentar o Uganda em Março, em jogo de qualificação para a Taça das Nações Africanas de 2012.
Com o objectivo de informar as autoridades desportivas do país sobre os preparativos desse jogo, Norton de Matos está em Bissau, onde foi recebido hoje pelo primeiro-ministro, Carlos Gomes Júnior, a quem disse ter pedido apoios para a selecção e também deu informações sobre o andamento do seu projecto.
Em relação aos três jogadores que militam no futebol português, Ivanildo (Portimonense), Eder (Académica) e Yazalde (Rio Ave), Norton de Matos afirmou haver contactos no sentido de virem a representar a seleção guineense.
“Há conversas, houve promessas e espero, sinceramente, que até Março nós consigamos ter mais dois ou três jogadores que para nós são reforços”, sublinhou Norton de Matos, referindo-se aos três que são os únicos jogadores guineenses a jogar actualmente na primeira liga portuguesa.
Sobre as polémicas declarações sobre Ivanildo, que Norton de Matos acusou, em Setembro passado, de lhe ter mentido para não ir representar a seleção guineense, o treinador português disse ser já um assunto encerrado e do passado.
“Quando falei aquilo do Ivanildo (...) quis picar o orgulho nacionalista do Ivanildo. Não tenho nenhum problema de receber o Ivanildo de braços abertos na selecção, porque seria um reforço para nós”, defendeu Norton de Matos.
O treinador português assume-se como “um general que cuida das suas tropas”, considerou que o respeito pela selecção da Guiné-Bissau mudou em pouco tempo, ao ponto de agora serem várias as selecções que querem defrontar os “djurtus”.
“É uma vitória já conseguida neste processo. Há muitas equipas que já querem jogar contra a Guiné-Bissau, coisa que era impensável em tempos recuados.
Batíamos às portas e ninguém queria jogar connosco”, destacou, acrescentando que em Fevereiro pode haver um jogo particular contra a Gâmbia ou contra a Guiné-Equatorial.
Jonas Asvedo Mendes (20/11/1989), de 20 anos (completa 21 no próximo dia 20), guarda-redes da equipa de seniores do Amora FC , equipa que participa no campeonato 1º Divisão A.F. Setúbal, foi convocado pela Federação de Futebol da Guiné – Bissau, para participar num jogo amigável que se realiza em Lisboa, com a sua congénere de Cabo Verde a realizar no dia 16 Novembro.O jovem guarda –redes do Amora , terá de comparecer no Hotel Amazónia no Vale Jamor no dia 14 deste mês.
Jonas Mendes fez toda a formação no Amora, apenas na época 2009/20010, não jogou no seu clube. Esta época regressou ao Amora, é o titular da baliza da equipa do concelho do Seixal .
Fonte: Futebol na Margem Sul
Angola - Guiné-Bissau (ficha técnica)
Estádio: 11 de Novembro (lotação 50 mil)
Luanda - Com arbitragem de Koman Coulibaly, do Mali, Angola venceu hoje (sábado) a Guiné-Bissau, por 1-0, em jogo da 2ªjornada do grupo J, disputado no estádio 11 de Novembro, para o apuramento ao CAN2012, no Gabão e Guiné Equatorial.
As equipas alinharam da seguinte maneira:
Angola: Lama (Wilson aos 55 minutos), Kali (Cap), Zwela, Pataca, Job, Gilberto, Dedé (Titi Buengo aos 80 m), Chara, Adawa (Osório aos 64 m), Djalma e Manucho Gonçalves
Técnico: Zeca Amral
Guiné-Bissau: Iano, Bruno Fernandes, José Monteiro, Bacar, Emiliano, Zezinho (Dionísio aos 59 m), Ednilson (Bafodé aos 70 m), Moreira, Bocundji, Banjai Ailton aos 75 m) e Cícero
Técnico: Norton de Matos
Arbitragem: Koman Coulibaly, do Mali (árbitro), Balla Diarra e Mamadou Haidara (assistentes também do Mali) e Lourente Cai N'kwin (Comissário da RD do Congo).
Resultado ao intervalo: 1-0
Resultado final:1-0 (golo de Gilberto aos 23 m de grande penalidade).
Acções disciplinar: cartão amarelo para Iano, Moreira e Dedé
Assistência: 45 mil espectadores
Angola: Lama (Wilson aos 55 minutos), Kali (Cap), Zwela, Pataca, Job, Gilberto, Dedé (Titi Buengo aos 80 m), Chara, Adawa (Osório aos 64 m), Djalma e Manucho Gonçalves
Técnico: Zeca Amral
Guiné-Bissau: Iano, Bruno Fernandes, José Monteiro, Bacar, Emiliano, Zezinho (Dionísio aos 59 m), Ednilson (Bafodé aos 70 m), Moreira, Bocundji, Banjai Ailton aos 75 m) e Cícero
Técnico: Norton de Matos
Arbitragem: Koman Coulibaly, do Mali (árbitro), Balla Diarra e Mamadou Haidara (assistentes também do Mali) e Lourente Cai N'kwin (Comissário da RD do Congo).
Resultado ao intervalo: 1-0
Resultado final:1-0 (golo de Gilberto aos 23 m de grande penalidade).
Acções disciplinar: cartão amarelo para Iano, Moreira e Dedé
Assistência: 45 mil espectadores
Estádio: 11 de Novembro (lotação 50 mil)
| Animação no estádio 11 de Novembro |
Vuvuzuelas já cantam no 11 de Novembro
Luanda – As famosas vuvuzuelas, instrumento sonoro usado durante o Campeonato do Mundo de Futebol, que decorreu este ano na Sul, estão já a tocar no estádio 11 de Novembro,em Luanda.
Algumas em claques organizadas e outras com adeptos de forma individual, abrilhantam o cenário. O certo é que apenas os apoiantes de Angola se fazem acompanhar do instrumento, numa altura em que já se faz sentir a presença de torcedores da Guiné Bissau.
Angola e Guiné-Bissau defrontam-se hoje às 16 horas. As duas formações fazem parte do grupo J. Na primeira jornada os angolanos perderam diante do Uganda por 0-3, ao passo que os guineenses venceram o Quénia, por 1-0.
Esgotados bilhetes para o jogo Angola/Guiné-Bissau
| Angop | |
| Adeptos à procura de bilhetes no complexo desportivo da Cidadela | |
Luanda - Os vinte mil bilhetes colocados à disposição do público que se vai deslocar hoje ao estádio 11 de Novembro, em Luanda, para assistir ao jogo entre as selecções nacionais de Angola e da Guiné-Bissau em futebol já esgotaram, soube a Angop de fonte oficial.
De acordo com o secretário-geral da Federação Angolana de Futebol (FAF), Augusto Pereira da Silva ''Alvarito'', a sua instituição já vendeu todos ingressos para "este importante" confronto para os Palancas Negras.
Augusto Silva informou que a FAF comercializou os bilhetes nos valores de 100 kwanzas para a bancada geral, 300kz para as laterais, 500 para as centrais e cinco mil para os camarotes.
Disse, por outro lado, que os restantes 20 mil ingressos foram cedidos às claques do Movimento Nacional Espontâneo, do Kabuscorp do Palanca e da selecção da Guiné-Bissau, todos grátis.
Entretanto, a Angop constatou no local a enorme procura da parte do público luandense nas bilheteiras do estádio da Cidadela.
No mercado paralelo, os bilhetes de 100 kwanzas estão a ser revendidos a 300 kz, ao passo que os de trezentos passaram a 800.00. Os ingressos de 500 kwanzas custam o dobro.
O desafio entre Angola e a Guiné-Bissau é pontuável para a segunda jornada (grupo J) de apuramento à fase final do Campeonato Africano das Nações (CAN'2012), a disputar-se no Gabão e na Guiné-Bissau.
Na classificação, o grupo é liderado pelo Uganda e Guiné-Bissau com três pontos cada, enquanto o Quénia e Angola ainda não pontuaram.
Organização abre portões para entrada gratuita
| Angop | |
| Adeptos eufóricos no estádio 11 de Novembro, a 1h30 do início do jogo | |
Luanda - A organização do jogo Angola/Guiné-Bissau decidiu reservar os portões 17, 18 e 19 para entradas gratuitas, em função da azáfama na procura de bilhetes face da lotação dos 40 mil ingressos anunciados pela Federação Angolana de Futebol (FAF), apurou hoje a Angop no estádio 11 de Novembro.
Nas entradas gratuitas, a prioridade está a ser dada a crianças e jovens, numa altura em que já se vive no recinto, com capacidade para 50 mil espectadores, um ambiente de festa.
O ruído ensurdecedor das vuvuzelas (cornetas), da banda de música e dos quase 20 mil adeptos já presentes no recinto da Camama, animam os momentos que antecedem o confronto, para a segunda jornada do grupo J das eliminatórias de acesso ao CAN2012.
Comunidade guineense em Angola aposta numa vitória da sua selecção
Numa ronda efectuada à margem de um “show” de confraternização realizado no “espaço verde” do centro cultural “Chá de Caxinde”, em Luanda, apenas um dos vinte e dois apoiantes abordados pela Angop vaticinou a vitória para os "palancas Negras".
António Cabral, sobrinho do líder histórico guineense, Amílcar Cabral, foi o único dos entrevistados que considera que Angola vai ganhar por uma margem de quatro golos. [Aonde é que foi parar o patriotismo deste indivíduo?? Guineenses assim não precisamos, muito obrigada!]
“Não tenho como pensar o contrário. Numa altura em que Angola estende a sua mão para ajudar a Guiné, parece que o jogo veio em boa altura. Está de parabéns a FIFA por ter programado este primeiro jogo, neste momento, entre as duas selecções”, disse.
“É um jogo de amizade e muita solidariedade, mas está em jogo o resultado que deve estar do nosso lado”, explicaram.
Já Justino Delgado, músico que actuou no centro cultural Chá de Caxinde, de sexta-feira para sábado, a convite dos seus conterrâneos guineenses residentes em Angola, mostrou-se dividido, porém, o coração acabou por pender mais para o lado da “mãe pátria”.
Por seu lado, o empresário angolano Quim Marques, que se deslocou ao "Chá de Caxinde" para ver actuar Justino Delgado, sublinhou “haver vantagens teóricas tanto técnicas como psicológicas para os "palancas negras" levarem de vencida a sua congénere guineense. “Isso não se discute, a vitória é nossa”, enfatizou.
Luanda - A Comunidade da Guiné-Bissau residente em Angola considera que a selecção do seu país está em melhores condições de vencer a partida de hoje no estádio 11 de Novembro, diante dos "palancas negras", respeitante à segunda jornada do grupo J das eliminatórias para o CAN2012.
Numa ronda efectuada à margem de um “show” de confraternização realizado no “espaço verde” do centro cultural “Chá de Caxinde”, em Luanda, apenas um dos vinte e dois apoiantes abordados pela Angop vaticinou a vitória para os "palancas Negras".
António Cabral, sobrinho do líder histórico guineense, Amílcar Cabral, foi o único dos entrevistados que considera que Angola vai ganhar por uma margem de quatro golos. [Aonde é que foi parar o patriotismo deste indivíduo?? Guineenses assim não precisamos, muito obrigada!]
“Não tenho como pensar o contrário. Numa altura em que Angola estende a sua mão para ajudar a Guiné, parece que o jogo veio em boa altura. Está de parabéns a FIFA por ter programado este primeiro jogo, neste momento, entre as duas selecções”, disse.
Diolindo Amandio Mendes e Queba Tcham, corroboraram com os demais concidadãos que apostam numa vitória do seu país, apontando Ivanildo e Abucunji como os prováveis marcadores dos dois tentos.
“É um jogo de amizade e muita solidariedade, mas está em jogo o resultado que deve estar do nosso lado”, explicaram.
Já Justino Delgado, músico que actuou no centro cultural Chá de Caxinde, de sexta-feira para sábado, a convite dos seus conterrâneos guineenses residentes em Angola, mostrou-se dividido, porém, o coração acabou por pender mais para o lado da “mãe pátria”.
Por seu lado, o empresário angolano Quim Marques, que se deslocou ao "Chá de Caxinde" para ver actuar Justino Delgado, sublinhou “haver vantagens teóricas tanto técnicas como psicológicas para os "palancas negras" levarem de vencida a sua congénere guineense. “Isso não se discute, a vitória é nossa”, enfatizou.
Partida entre Angola e Guiné-Bissau será um jogo de amizade, afirma governante guineense
| Angop | |
| Secretário de Estado da Juventude e Desportos da Guiné Bissau, Fernando Saldanha | |
Luanda - O secretário de Estado da Juventude e Desportos da Guiné-Bissau, Fernando Saldanha, disse quinta-feira, à sua chegada a Luanda, que o jogo a ser disputado sábado entre Angola e a Guiné-Bissau será de amizade que vai privilegiar, sobretudo, a solidariedade lusófona.
O secretário fez a afirmação na capital angolana, onde as duas selecções vão jogar para a 2ª jornada no apuramento ao CAN 2012, a ter lugar no Gabão e Guiné Equatorial.
"Queremos demonstrar que a Guiné-Bissau também prática bom futebol, apesar de Angola já ter dado essa amostra à África e ao mundo", afirmou Fernando Saldanha.
Disse ainda que a sua selecção veio a Angola com uma equipa bem estruturada, apesar de os jogadores estarem a jogar em vários campeonatos da Europa, integram o grupo os melhores jogadores da actualidade no país.
Quanto à cooperação bilateral no ramo, o secretário deu a conhecer que as relações desportivas são óptimas, na medida em que Angola tem apoiado a Guiné nas competições internacionais, a nível técnico, material, na área dos transportes e em outros aspectos.
A caravana guineense, chefiada pelo ministro da Educação Nacional, Cultura, Ciência, Juventude e Desportos, Artur Silva, vai reunir-se esta sexta-feira com o titular angolano da Juventude e Desportos, Gonçalves Muandumba, e seus colaboradores, com o qual vai analisar a cooperação bilateral, a fim de avaliar a cooperação e ver o que se pode fazer para melhorar o intercâmbio entre os dois países.




