Alerta!!! Navio com resíduos tóxicos está na costa guineense. E agora?



Bissau – A Secretaria de Estado do Ambiente e Desenvolvimento Durável da Guiné-Bissau, denunciou ao primeiro-ministro, a movimentação de um navio com resíduos tóxicos ao largo da costa de África.

A notícia foi avançada esta terça-feira à PNN, por uma fonte do Ministério da Defesa Nacional. A Secretaria de Estado do Ambiente e Desenvolvimento Durável afirmou ter sabido da presença do navio com os resíduos tóxicos através de uma advertência feita pelo Centro Regional da Convenção de Basileia para os países francófonos de África, com sede em Dacar. A informação foi posteriormente remetida, por carta, ao primeiro-ministro guineense.


Na sequência da informação, o chefe do Governo deu as orientações necessárias às instituições encarregadas da segurança do país, nomeadamente o Ministério do Interior, Ministério da Defesa Nacional e ainda à Secretaria do Estado dos Transportes.
Ciente da gravidade desta situação, a Secretaria de Estado do Ambiente, chamou a atenção das outras instituições ligadas directamente ao assunto, no sentido de accionarem as providências necessárias para evitar a eventual deposição destes resíduos no espaço pertencente ao território nacional.
Sumba Nansil - (c) PNN Portuguese News Network -  2010-09-30 11:22:47

Obs: 
Interessante o facto de não se ter falado da proveniência desse navio. De onde será que vêm esses residuos tóxicos e será pura coincidência irem parar no território marinho guineense?
Espero que sejam tomadas medidas sérias para proteger não só a nossa fauna marinha como a do planeta inteiro. Caso não tenham reparado, temos uma reserva de biosfera e  património mundial e cultural da Humanidade a zelar: as Ilhas Bijagós. Portanto, este é um assunto que diz respeito a todos os países, sem exepção. 
Res Nullius

Tags: , , ,
Resnullius

Qual é a sua opinião?

Não é necessário se identificar para comentar este artigo/notícia. Você tem o direito de dizer o que pensa e nós queremos ouví-lo/a. Participe, vamos dialogar!