Aumento dos preços na GB

Lebsimenti, falta di rispitu ô di borgonha? *

Este ano celebramos 37 anos de "independência". 
Uma independência que não trouxe progresso nenhum à Guiné-Bissau, do humilde ponto de vista de alguém que nasceu em 1986 e nunca conheceu a "Guiné Bonita" de que os mais velhos se lembram com saudades. 

São poucas as notícias que trazem alegria a um sofrido coração guineense. A maioria das notícias que chegam a quem realmente se importa com este país são, no mínimo, revoltantes. E eu me recuso a conformar-me com o estado em que as coisas estão, a abandonar as minhas esperanças de que, um dia, a Guiné reconquistará o respeito. 

Acabo de ler a notícia de que os preços na Guiné-Bissau podem aumentar se os apoios prometidos pela União Européia não forem dados. Essa declaração é praticamente uma ameaça à UE. E se não derem os apoios? No que é que isso afecta a vida do cidadão europeu que trabalha e paga impostos? Não lhes afeta nada. Eles têm os seus próprios problemas para resolver. A Guiné-Bissau que safe a sua mistida!

Caso ainda não tenham reparado, os preços já subiram (e muito) no país. O salário do cidadão comum não dá para nada! Às vezes até penso que é bom que não haja fornecimento regular de energia elétrica e água porque o cidadão não pode pagar. Mal sobrevive.... e agora querem que os preços subam ainda mais ?!?

Esses senhores que andam nos seus carros de luxo e vivem à grande e à francesa nas custas do povo miserável parecem não ter consciencia nenhuma da realidade. Do mal que nos fazem (a nós, povo). 

Como guineense, não consigo ficar alheia a este tipo de situação.  Não dá para calar a revolta que sinto e que sei que muitos outros guineenses partilham. I djusta dja, mbé! 

É preciso compreender que é suposto a Guiné-Bissau ser uma República Democrática, com um Estado Soberano. 
Não é responsabilidade da União Européia, França, Espanha ou Portugal. Nenhum outro país tem obrigação de sustentar a Guiné-Bissau com "mesadas" ou "migalhas". Ninguém os sustenta a eles, e caso não tenham parado para penar, o que é que eles ganham com isso ???  O dinheiro que metem na Guiné-Bissau provém do trabalho e sacrifício alheio. E eu, pessoalmente, não gostaria que o meu dinheiro fosse desperdiçado com quem não se dá ao trabalho de merecer. 

A balança comercial de um país não pode nem deve contar com ou exigir recursos nem apoios orçamentais "gratuitos" de outros países para se equilibrar. Um orçamento de estado é coisa séria, que afecta a vida de uma nação inteira. É preciso trabalhar, minha gente! Trabalhar com seriedade e competência. É preciso se importar! Será que desconhecem os princípios basicos de Economia, Finanças e Administração Pública ??? 

Grito de revolta
As declarações que lí nesta notícia são absurdas! Caso ainda não tenham notado, estão todos fartos da Guiné-Bissau e das palhaçadas que lá acontecem todos os anos e que não têm piada nenhuma. Caso ainda não tenham reparado, há mais países pobres a precisar de ajuda e alguns deles a merecem e fazem por merecer. 

Ninguém vai nos ajudar mais se não estivermos dispostos a nos ajudar a nós mesmos. Temo que nem mesmo Deus nos ajudará se continuarem com as discarnas que têm feito. 

Fidju di Guiné cansa, i foronta, i burgunho! 

No entanto...

O chefe da missão do FMI declarou que prevê um crescimento de 3,5% em 2010 para o PIB guineense, e sublinha que a manutenção da estabiliade é fundamental. Essa notícia é, no minimo, contranstante e incompactível com a do "desequilíbrio acentuado das contas públicas" e risco sério de serem necessárias "medidas impopulares" para conter a subida dos preços dos produtos básicos. 

Não posso deixar de notar que a exportação da castanha de cajú  continua a ter um peso enorme na nossa balança comercial. Ao invés de se diversificar a agricultura, continua-se a praticar uma verdadeira monocultura de cajueiros onde só a castanha é aproveitada, pois o fruto em sí é transformado em n'sum-sum ou cadjolas (vinho ou aguardente de cajú) para afogar as mágoas do povo. Tomara que seja verdade o mito de que cadjolas cura 7 doenças, porque nesse caso pelo menos terá algum proveito, já que hospitais e médicos quase não temos. 

Um país como a Guiné-Bissau, tão rico em terra fértil,tem quase tudo para ser auto-suficiente em alimentos e não só. "Só" lhe faltam (mais) cidadãos visionários, comprometidos e competentes no governo (e fora dele) ...

Enquanto isso .... 

Segundo a UE (sim, a mesma que foi acima mencioanda), Cabo Verde é o país africano com mais emigrantes licenciados. 

Segundo esta notícia
" o estudo mostrou que 43% dos diplomados africanos emigram para a Europa, 31% para os EUA, 12% para Canadá e 12,8% para Austrália. Dez países africanos têm mais de 40% dos seus cérebros no estrangeiro e Cabo Verde ocupa a primeira posição, com 67% da população licenciada fora do país, seguido da Gâmbia e de Serra Leoa."

Este sim, é um país a sério... parabéns!
Tags: , , , , , , , ,
Resnullius

Qual é a sua opinião?

Não é necessário se identificar para comentar este artigo/notícia. Você tem o direito de dizer o que pensa e nós queremos ouví-lo/a. Participe, vamos dialogar!