O Governo do Japão disponibilizou cerca de três milhões de dólares americanos para apoiar os programas de cantina escolar e nutrição na Guiné-Bissau.
O apoio financeiro doado sob forma de donativo foi anunciado esta terça-feira pelo Programa Alimentar Mundial PAM através de um comunicado a imprensa.
Segundo Pedro Figueiredo, representante do PAM em Bissau citado no comunicado, os beneficiários deste donativo serão as crianças menores de cinco anos , mulheres grávidas e a amamentar e doentes de SIDA.
De acordo com o comunicado que a BBC teve acesso, o referido donativo permitirá a aquisição de 2800 toneladas de papa de milho e soja para 94 mil alunos e cerca de 1600 mulheres grávidas e a amamentar.
Segundo Maya Hamada, Primeira Secretária da Embaixada do Japão para a Guiné-Bissau com residência em Dakar, o governo japonês aposta no apoio alimentar e assistência nutricional para pessoas mais vulneráveis incluindo crianças desnutridas, mulheres grávidas, pessoas idosas e doentes.
O apoio nutricional é uma componente dos cuidados de saúde básicos. Tem contribuído para salvar vidas e para a redução da mortalidade materno-infantil.
Na Guiné-Bissau o programa de cantinas escolares lançado pelo PAM cobre cerca de 800 escolas fornecendo mais de 120 mil refeições diárias.
Alem de aumentar a taxa de inscrição, essa assistência ajuda no desempenho dos alunos nas escolas e contribui para a redução das disparidades entre rapazes e raparigas.
As meninas, para alem das refeições nas escolas levam para casa uma ração adicional, como incentivo aos pais para que mantenham as suas filhas na escola.