Do Presidente Angolano às autoridades guineenses, via Ministro da Geologia, Minas e Indústria

A mensagem do Presidente da República foi entregue pelo ministro da Geologia e Minas e da Indústria, Joaquim Duarte da Costa David, ao Chefe de Estado guineense, Malam Bacai Sanha, e ao primeiro-ministro, Carlos Gomes Júnior.

Acompanhado do secretário de Estado para as Relações Exteriores, George Chikoti, e do embaixador de Angola na Guiné-Bissau, Joaquim David disse à imprensa, no final das audiências, que a delegação ministerial e multisectorial angolana, por si encabeçada, se encontra em Bissau, para avaliar o estado da cooperação económica entre os dois países e as vias do seu reforço e consolidação.
 
Na abertura das conversações oficiais, Joaquim David e a ministra da Economia, Plano e Integração Regional da Guiné-Bissau, Helena Nosolini Embalo, enfatizaram os laços históricos que unem os dois países e reafirmaram o firme propósito em prosseguir as acções visando o aprofundamento das relações politicas, económicas, sociais e culturais entre os dois povos e países.



Para refrescar a memória ... notícia de 04/05/2008
Cerca de 321 milhões de dólares norte-americanos serão investidos nos próximos três anos por uma empresa de direito angolano, na exploração de bauxite, na Republica da Guiné-Bissau.

A apresentação do estudo de viabilidade técnica e económica do Projecto de Desenvolvimento do Complexo de Mineração e Industrialização de Bauxite na Guiné-Bissau aconteceu terça-feira, em cerimónia presidida pelo Chefe de Estado guineense, João Bernardo Vieira.

Pela parte angolana assistiu à cerimónia o ministro das Obras Públicas e Co-Presidente da Comissão Bilateral Angola/Guine Bissau, Higino Carneiro, e o embaixador Brito Sozinho.

Segundo o Presidente do Conselho de Administração da Sociedade Mineira e Investimentos “Bauxite Angola” SA, Bernardo Campos, a produção piloto arranca em 2010 e a escala industrial em 2011.

A implementação do projecto vai gerar 700 postos de trabalho directos e milhares de postos indirectos, além de beneficiar, com infra-estruturas sociais, as populações da região.

Adiantou que nas próximas semanas serão investidos cerca de 200 mil dólares norte-americanos na construção de uma escola, um posto de saúde e captação de água potável, na região de Boé, onde será desenvolvido o projecto.

Na ocasião, Higino Carneiro reafirmou que o Governo angolano está empenhado na materialização deste projecto, que poderá alavancar a economia guineense. 
Fonte: Angop :: 04-05-2008


Tags: ,
Resnullius

Qual é a sua opinião?

Não é necessário se identificar para comentar este artigo/notícia. Você tem o direito de dizer o que pensa e nós queremos ouví-lo/a. Participe, vamos dialogar!