Jardin infantil assinala presença do carisma

As primeiras irmãs da cidade de Bissau, Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição abriram, desde 11 de Outubro de 2010, o jardim infantil na periferia da cidade, no bairro de Antula. A estrutura que foi construída de raiz e acolhe 95 crianças, assinala a presença do carisma das hospitaleiras na comunidade de Antula, onde residem, desde 1981.


As irmãs conhecidas popularmente como “Irmãs da Praça” (irmãs da cidade) chegaram a Guine -Bissau em 1933, caracterizando a sua missão em internatos femininos. Na cidade de Bissau, desde 1942, criaram um Internato em Bor, que depois veio a ser confiscado pelo estado nos anos depois da independência. Porém, o trabalho com os mais pobres não parou, daí a opção pela periferia da cidade.



Para a Ir Leonidia Fernandes Bras, hospitaleira em missão na Guiné há 45 anos, os tempos são outros, mas o homem sempre tem necessidades: “Acho que temos que olhar sempre para frente sendo presença na comunidade”. A religiosa destacou ainda que a acção de evangelização implica a promoção humana. Se naquele tempo se dava a catequese nas escolas, hoje qualquer serviço que se faça não podem deixar de interpelar a pessoa para o seu fim último. 



O Jardim de Antula, segundo as madres acolhe crianças de várias confissões. Em conformidade com as normas do Ministério da Educação vai seguir as orientações didácticas e pedagógicas. Porém, não vai deixar de prestar atenção ao fenómeno religioso, como lugar de fomentar valores nas novas gerações.


Fonte: Igejadebissau.blogspot.com
Tags:
Resnullius

Qual é a sua opinião?

Não é necessário se identificar para comentar este artigo/notícia. Você tem o direito de dizer o que pensa e nós queremos ouví-lo/a. Participe, vamos dialogar!