EUA condenam nomeação do CEMA

Os Estados Unidos condenaram a nomeação do almirante Bubo Na Tchuto para a chefia do Estado Maior da Armada da Guiné-Bissau 



Um porta voz disse que a nomeação de Bubo na tchuto é o que chamou de um desapontamento e “um passo atrás para o povo da Guiné-Bissau”.Bubo Na Tchuto é apontado pelo Departamento do Tesouro dos Estados Unidos como narcotraficante na Guiné-Bissau, acusação que o próprio refuta.

O presidente da Guiné-Bissau decretou na quinta-feira, sob proposta do governo, a nomeação do contra-almirante José Américo Bubo Na Tchuto como chefe do Estado Maior da Armada.O contra-almirante Bubo Na Tchuto ocupou a chefia da Armada da Guiné-Bissau até Agosto de 2008, quando foi acusado de tentativa de golpe de Estado, pelo então chefe de Estado Maior General das Forças Armadas general Tagmé Na Waié, para tentar destituir e prender o antigo presidente João Bernardo “Nino” Vieira.
Na sequência destas acusações, Na Tchuto foi suspenso de funções e fugiu para a Gâmbia, onde esteve exilado cerca de dois anos. Em finais de Dezembro de 2009, o contra-almirante regressou à Guiné-Bissau e refugiou-se nas instalações da ONU em Bissau, que abandonou a 01 de Abril.

No mesmo dia, militares liderados por Bubo Na Tchuto e pelo actual chefe do Estado Maior General das Forças Armadas, António Indjai, detiveram o primeiro-ministro, Carlos Gomes Júnior, e o ex-chefe das Forças Armadas almirante Zamora Induta.
Em Bissau aumentou a especulação que Zamora Induta deveria ser libertado em breve depois de um tribunal ter afirmado não haver razoes para a sua prisão. Em Bissau contudo o Lassana Cassamá disse-nos que a libertação não ocorreu como muitos esperavam.



Guiné Bissau: Reação à nomeação de Bubu Na Tchuto, como Chefe de estado-maior da Armada.
Bubu na Tchuto à saida das instalações das Nações Unidas em Bissau.
Bubu na Tchuto à saida das instalações das Nações Unidas em Bissau.
Abdurahamane
João Matos
Na edição de hoje do Panorama africano vamos analisar as ultimas evoluções político-militares na Guiné Bissau, após a nomeação do novo chefe do estado-maior da Armada guineense Bubu Na Tchuto pelo Presidente da república Malam Bacai Sanhá. Com a nomeação de Bubu Na Tchuto, o presidente Malam Bacai Sanhá diz querer estabilidade e paz no seu país.
O problema é que Bubu Na Tchuto agora nomeado chefe do Estado-Maior da Armada é acusado pela comunidade internacional nomeadamente, os Estados Unidos, de ser um patrão do narcotráfico na Guiné com ramificações na região oeste africana. E na Europa, a sua nomeação foi criticada pela chefe das relações exteriores da comunidade europeia. Para analisar a questão e o recorrente peso militar nesse país afro-lusófono, temos conosco o antigo político Augusto Mansoa, dirigente associativo em Lisboa.
Fonte: RFI
Tags: ,
Resnullius

Qual é a sua opinião?

Não é necessário se identificar para comentar este artigo/notícia. Você tem o direito de dizer o que pensa e nós queremos ouví-lo/a. Participe, vamos dialogar!