Bissau – O ex Chefe de Estado Maior guineense, Zamora Induta, detido por militares revoltosos a 01 de Abril de 2010 foi libertado este Sábado (9 de Outubro).
Quando a 01 de Abril de 2010 vários militares liderados por António Indjai (actual chefe de Estado Maior das Forças Armadas) arrancaram com uma revolta que levaria à libertação de Bubo Na Tchuto (actual chefe de Estado Maior da Armada), «exilado» nas instalações da ONU na capital guineense, e prisão imediata de Zamora Induta, então CEMGFA, assim como da efémera detenção do primeiro-ministro Carlos Gomes Júnior, provocaram o consternamento da comunidade internacional que imediatamente exigiu o restabelecimento da ordem constitucional e libertação de Induta.
Zamora Induta foi libertado este Sábado quando o presidente, Malam Bacai Sanhá, encontra-se na Líbia a participar na Cimeira Arabo-africana e pouco depois de ter nomeado o controverso contra Almirante Bubo Na Tchuto como chefe de Estado Maior da Armada.
Malam Bacai Sanhá tenta assim apaziguar as relações com uma ala da classe militar guineense e ceder às exigências da comunidade internacional que exigia a libertação de Zamora Induta.
(c) PNN Portuguese News Network