Reforma no Setor da Segurança : União Africana apela à realização de conferência de doadores

Dakar - A União Africana (UA) apelou à realização de uma conferência de doadores tendo em vista congregar esforços para a reforma do Sector de Defesa e Segurança na Guiné-Bissau, anunciou o angolano Sebastião da Silva Isata, representante especial neste país lusófono da África Ocidental.

De acordo com Sebastião Isata, a UA considera que a reforma do Sector de Defesa e Segurança constitui a "pedra angular da promoção da democracia, da legalidade e da boa governação" no país.

Segundo o diplomata, a missão internacional de estabilização deverá ser formada conjuntamente pela UA e pela Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), em conformidade com uma decisão da sessão especial da Assembleia da UA realizada na capital líbia, Tripoli.

Numa intervenção feita diante do Conselho de Segurança das Nações Unidas, sexta-feira, o diplomata referiu que apesar de todas as dificuldades, a Guiné-Bissau "mostrou sinais encorajadores no sentido da implementação das decisões e recomendações da UA e da comunidade internacional".

Por outro lado, os fundos saídos duma eventual conferência de doadores construiram igualmente "para aliviar pobreza que o país vive e que constitui também uma das causas e fontes da instabilidade", defendeu o emissário da União Africana.

Quanto ao flagelo do narcotráfico na Guiné-Bissau, Isata defendeu a criação com urgência de uma Força de Polícia Especial dotada de equipamento moderno como complemento às medidas legais a serem adotadas.


(c) PNN Portuguese News Network
Tags: , , ,
Resnullius

Qual é a sua opinião?

Não é necessário se identificar para comentar este artigo/notícia. Você tem o direito de dizer o que pensa e nós queremos ouví-lo/a. Participe, vamos dialogar!