Uma escola para a Guiné-Bissau

sexta-feira, 26 de novembro de 2010 - Publicado em http://www.luminidesign.com/

Uma escola para Guiné-Bissau

'Uma escola para Guiné-Bissau' é um projeto de parceria Brasil-UNESCO e o IAB-DF. O objetivo do concurso era eleger o projeto mais apropriado para o local e a sua comunidade. O terreno disposto era uma área alagada e que estava no meio do curso da água da chuva e o valor disposto para a execução do projeto era de apenas 100 mil dólares, o que dificultou e fez os arquitetos pensarem bastante para conseguir resolver alguns dos problemas. A área geral do projeto da escola era de 350 m² construídos e outras áreas abertas, o programa básico era: Área coberta: 
3 salas de aula (cada sala com de cerca 50m²) 
1 cantina - 16m² 
1 sala de administração e secretaria - 16m² 
1 sala multiuso/biblioteca - 50m² 
3 áreas abertas mas cobertas para atividades das oficinas (bongoló) - (cada bongoló com 30m²) 1 banheiro masculino de cerca de 10m² total. 
1 banheiro feminino de cerca de 10m² total 
1 Abrigo para gerador de cerca de 10m²
Equipamentos não cobertos: 
2 quadras poliesportivas (tamanho oficial) 
Infra-estrutura básica: 
Cisterna para captação de águas pluviais. 
Poço melhorado para recolhimento de águas subterrâneas com painel solar 

Como na minha faculdade o 3º semestre de Arquitetura e Urbanismo estuda as escolas e locais acadêmicos resolvemos participar paralelamente do concurso, onde os alunos fariam uma escola para Guiné-Bissau, mas sem participar diretamente do concurso e depois votariam nos melhores projetos da turma. E eu tenho o orgulho em dizer que o meu projeto e da minha dupla amiga Ana Cristina ficou em 3º lugar dentre mais de 17 projetos.
Claro que no próximo eu já me empenharei para ficar em 1º.
Abaixo postei as seis pranchas em A3 que foram pedidas para o concurso com perspectivas, planta baixa e algumas pequenas explicações.
E para quem tiver interesse em ver os ganhadores reais do concurso vejam no site do IAB-DF.




Para ver as pranchas maiores clique na imagem.
Tags: ,
Resnullius

Qual é a sua opinião?

Não é necessário se identificar para comentar este artigo/notícia. Você tem o direito de dizer o que pensa e nós queremos ouví-lo/a. Participe, vamos dialogar!