Zezinho - o mais novo internacional guineense

Médio-defensivo, 18 anos, joga nos juniores. O mais jovem internacional de sempre pela Guiné-Bissau é fã do 'rap' guineense. Cobiçado em Espanha, Inglaterra, Itália e França

José Luís Mendes Lopes, conhecido no mundo do futebol como Zezinho, é o mais recente produto da escola de formação do Sporting que está já, nesta fase ainda precoce da carreira, a ser alvo da cobiça de grandes clubes da Europa. 

Neste caso em concreto, e segundo as informações que foram recolhidas pelo DN, elementos pertencentes a emblemas de Espanha, Inglaterra, Itália e de França, respectivamente, sondaram os representantes do jovem futebolista dos leões de Alvalade, de 18 anos. Zezinho, refira-se, tem contrato profissional com a formação lisboeta válido por mais dois anos.

Os representantes de José Luís Mendes Lopes, actualmente titular dos juniores do Sporting e também da selecção A da Guiné-Bissau - cujo seleccionador é o português Luís Norton de Matos - foram contactados horas depois de, na última terça-feira, o médio-defensivo se ter destacado ao serviço da selecção da Guiné-Bissau, derrotada no Estádio do Restelo pela congénere de Cabo Verde por 2-1. 

Após este jogo, pessoas em nome de clubes espanhóis, ingleses, italianos e franceses recolheram junto dos responsáveis que gerem a carreira de Zezinho - natural de Bissau, onde nasceu no dia 23 de Setembro de 1992 - informações sobre o médio de características defensivas, que deixou os olheiros de clubes oriundos de quatro países da Europa rendidos ao potencial futebolístico da jóia africana leonina.

Rapaz tímido, por natureza, é apelidado por Zezinho em homenagem a um tio, também ele Zezinho, um ex-médio e antigo internacional pela selecção da Guiné- -Bissau muito reconhecido naquele país do continente africano. 

Fã de música rap, em particular do rap guineense, José Luís Mendes Lopes tem como sonho profissional de carreira jogar ao mais alto nível. Foi descoberto na Guiné, de onde veio directamente para a Academia Sporting/Puma, em Alcochete, por olheiros que observam talentos na Guiné-Bissau para o clube de Alvalade.

Zezinho sagrou-se campeão nacional júnior pelo Sporting nas duas últimas temporadas e tornou-se, com apenas 17 anos, no mais jovem internacional de sempre na história da selecção principal da Guiné-Bissau. 

Mais uma pérola, uma jóia das camadas de formação do Sporting que ingressou na formação de Lisboa decorria o ano de 2008. No primeiro ano nos verdes e brancos, e ainda com idade para actuar no escalão de juvenis, já representava a equipa júnior dos leões.

Zezinho não é, no presente, a única promessa das camadas jovens do Sporting que se encontra nos planos de clubes de topo da Europa do futebol. 

Recentemente, o DN noticiou que Bruma, avançado também ele contratualmente ligado ao Sporting e natural da Guiné-Bissau, de apenas 16 anos, se trata de um jogador que interessa a clubes internacionais de nomeada. Casos do Manchester City e do Chelsea, de Inglaterra, e mais recentemente do AC Milan, de Itália. Bruma negoceia nesta altura a renovação de contrato com os verdes e brancos (para um vínculo como profissional), mas não chegou, ainda, a acordo com os leões de Alvalade.

Fonte:DN
Tags: ,
Resnullius

Qual é a sua opinião?

Não é necessário se identificar para comentar este artigo/notícia. Você tem o direito de dizer o que pensa e nós queremos ouví-lo/a. Participe, vamos dialogar!