ONU lançará plano contra pesca irregular na Guiné-Bissau


ONU vai lançar plano contra pesca irregular

Por Redação - 22.11.2010 às 20:12:00 - 21 Views

NOVA YORK (Rádio ONU) - A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, FAO, anunciou que uma equipe técnica vai elaborar uma estratégia de registro global de embarcações de pesca, de transporte frigorífico e de abastecimento.
O objetivo do estudo é combater a pesca ilegal, um flagelo que ameaça a pesca sustentável e milhões de pessoas que dependem da atividade.
Estimativa
De acordo com a FAO, estima-se que a pesca ilegal renda entre US$ 10 a 23 bilhões por ano, cerca de R$ 40 bilhões.
Um dos fatores que dificulta o combate à atividade irregular é a falta de acesso a informações básicas sobre identificação das embarcações, propriedade, controle e atividade.
Impunidade
Assim, os criminosos têm margem de manobra alargada, podendo facilmente mudar de identidade e navegar à vontade de país para país.
O Embaixador da Guiné-Bissau junto às Nações Unidas, João Soares da Gama, afirmou que a pesca ilegal é um problema nas águas territoriais do país africano.
"Nós temos a pesca ilegal nas nossas águas. O país poderia combater também este mal que é a pesca ilegal. Navios de vários países do mundo que vão à Guiné-Bissau e pescam ilegalmente sem ter a licença, levam os pescados e nós continuamos com os problemas que nós temos", disse.
O projeto anunciado pela FAO visa reunir informações existentes em jurisdições nacionais, que ficarão disponíveis na internet. Assim, será possível identificar as embarcações.
As recomendações do grupo de peritos serão apresentadas ao comitê de pesca da agência para aprovação.


Tags: , ,
Resnullius

Qual é a sua opinião?

Não é necessário se identificar para comentar este artigo/notícia. Você tem o direito de dizer o que pensa e nós queremos ouví-lo/a. Participe, vamos dialogar!