DJ Mandas - um deejay em ascenção


Noelson Teixeira, aka DJ Mandas

Noelson Teixeira, mais conhecido por DJ Mandas, é um jovem guineense que se tem destacado no cenário noturno brasileiro devido ao seu dom de saber animar, com maestria, as pistas de dança multiculturais das noites de diversas cidades brasileiras. 

Dono de um exclente gosto musical e do super badalado e actualizado blog DJ Mandas  (http://djmandas.blogspot.com), ele também assume os papéis de pai, cidadão e estudante de Direito na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). 

Em ambientes onde se juntam guineenses, angolanos, caboverdeanos e brasileiros, entre outros, o DJ Mandas é um dos poucos que consegue ser em sucedido na difícil tarefa de agradar a todos, do início ao fim da sua actuação. 

Somando o seu talento à sua constante evolução - fruto de muita dedicação - e simpatia, temos uma promessa para a música guineense e internacional. É por isso que o escolhemos para ser a primeira personalidade entrevistada na nova série do Made in Bissau (MIB), em que apresentaremos aos nossos leitores os guineenses que vêm representando positivamente a nossa Pátria amada. 


MIB: Quem é o DJ Mandas e como é que ele se destaca dos outros DJs?
DJ Mandas: Na verdade dj Mandas não difere dos outros, porque entre todos existe a mesma paixão pela música. No entanto, eu me considero uma pessoa simples, cuja existência se assemelha ao conceito de músico. Tudo se resume à musica, e a musica se resume ao meu ser. 

MIB: Como e porquê é que você se tornou um DJ? 

DJ Mandas:Sem falso moralismo, creio que já estava predestinado a ser um DJ, vocação não se adquire, nascemos com ela. E eu nascí para ser um DJ. Na verdade, uma coisa levou a outra, a minha paixão pela música se associou ao desejo de me tornar profissional da música. Portanto aqui hoje estou. 

Dj Mandas no Fifa Fan Fest, em Copacabana, durante a Copa do Mundo de Futebol 

MIB: Quais são as suas principais influências em termos de estilo e técnicas?
DJ Mandas: Na verdade, eu não tenho uma preferência, embora house e hip hop são as misturas que mais me tocam, porque ao misturar elas me passam vibrações indescretíveis. Devo dizer que acredito que um DJ não pode se especializar em apenas um ritmo, pois corre risco de "petrificar-se no tempo", uma vez que as novidades variam num piscar de olho. O que hoje é novidade amanhã é pré-historico. 


MIB: Quais as dificuldades com que se depara? 

DJ Mandas: São imensas! Para começar, sou estudante e pai, isso só de si já é uma dificuldade enorme, não é fácil conciliar as duas coisas. Como é uma profissão dependente do gosto da platéia, o DJ tem que se superar constamente pois a concorrência é forte. Além do mais, nós os DJs africanos residentes em Brasil não despomos dos meios materiais, oportunidades, ou - o mais importante - acesso a mídia, que é o veículo condutor mais rapido e poderoso de que um DJ pode dispôr.

MIB: Qual é a sua opinião sobre a situação actual da música guineense?

DJ Mandas: Apesar do crescimento e da diversividade, não existe um concenso sobre o papel da música. Porque não existe o elo de ligação entre a velha escola com está nova escola. Quando digo velha, refiro-me às músicas tradicionais e folclóricas, as super bandas (Mama Djombo, Cobiana), até o surgimento da nova geração (Rui Sangará, Justino Delgado, Américo Gomes, Manecas, Zé Manel...). Presentemente, assistimos ao surgimento de novas vozes e estilos, mas infelizmente não há um projecto para a música guineense, pois, tudo se faz de uma forma individual. 

MIB: Você se considera um divulgador da cultura guineense? Porquê sim ou não?


DJ Mandas: Com certeza! Só o facto de eu ser guineense, ser um artista guineense na diaspora já me faz um divulgador orgulhoso da cultura guineense! 


MIB: Como descreve a vida de um estudante guineense no Brasil? 


DJ Mandas: Não há vitória sem sacrifícios. Essa formula é um concenso universal, seja na vida estudantil ou na vida profissional. É necessário trabalho, dedicação e amor para atingirmos os nossos objetivos. Estudar no Brasil é apenas mais uma varíavel. 


Domínio total da nova geração de equipamentos
MIB: O Brasil é conhecido por ser um país de gente que adora festas. Como isso influencia a vida e os estudos dos estudantes estrangeiros (e guineenses em particular)?


DJ Mandas: É verdade! Mas posso dizer que o povo africano se assemelha muito ao brasileiro no que diz respeito  às festas. Acredito que não sofremos assim tanta influência nesse aspecto. No que diz respeito aos estudos, creio que cada um tem a sua interpretação. No meu caso particular não afeta muito, sei distinguir as duas realidades.


MIB: Como pretende conciliar a sua carreira de profissional de Direito e de DJ?


DJ Mandas: Oh man! (risos) Vivemos 24 por dia, 12h em escuridão e 12h na claridade. Um processo não anula outro. Ser jurista é condição que a minha necessidade de ser humano me obriga. Ser DJ é expoente máximo que a minha alma necessita. Complementar as duas coisas vai ser possível enquanto assim for possível. Mas não é algo que me preocupa já já, quando tiver que tomar uma decisão ou tiver que optar por uma das carreiras, vou alimentar aquela pela qual meu coração bater mais.   


MIB:Como é composto o público das festas em que toca?

DJ Mandas: Actualmente é variado - o que é excelente - mas não devo esquecer que estou onde estou hoje devido às minhas raízes africanas. Ou seja, o ritmo quente africano me consagrou e graças a ela sou um DJ universal, musicalmente falando. Sei navegar em todos os ritmos. 


MIB: Qual o perfil dos visitantes do seu  blog?
DJ Mandas: Para ser honesto, acredito que a pessoa tem que gostar de música, mas o meu blog é aberto e é para ser compartilhado por todo tipo de pessoas. Dos mais jovens aos menos jovens. (risos) Creio que, de uma forma bem modesta, os blogueiros guineenses contribuem para globalização da cultura e do povo guineense. 



MIB: O que é que considera como a sua maior realização até agora, como pessoa e como DJ?

DJ Mandas: A minha maior realização é a minha filha. Penso que a ela devo o amadurecimento como pessoa e como DJ. Como DJ, acredito que ainda tenho um longo caminho para percorrer. Cada noite é uma vitória que se traduz nos olhares e na alegria dos amantes da night. Isso,por si só, já é uma realização e uma vitória.  


MIB: Qual é o seu maior sonho? O que lhe da energia para vencer as dificuldades que a vida apresenta? 

DJ Mandas: O meu maior sonho e o combustível que me move têm o mesmo nome: Gianne. A maior de todas as alegrias é me dada pelo seu contagiante sorriso, e através dela encontro a energia necessária para remar contra todas as adversidades. Com o amor da minha filha tudo é possível e nada é impossível. 



Contacto para shows: mandaghetto@hotmail.com , http://djmandas.blogspot.com

Tags: , , , , , ,
Resnullius

Qual é a sua opinião?

Não é necessário se identificar para comentar este artigo/notícia. Você tem o direito de dizer o que pensa e nós queremos ouví-lo/a. Participe, vamos dialogar!