Guiné-Bissau no Wikileaks: kil ku nô sibi badja

Segunda-feira, 27 de Dezembro de 2010

WikiLeaks: Telegramas apontam Guiné Bissau como um Estado controlado...

.

… pelo tráfico de droga
GC – LUSA

Lisboa, 26 dez (Lusa) - Telegramas da diplomacia norte americana revelados pela Wikileaks indicam que a Guiné Bissau é um Estado controlado pelo tráfico de droga e dominado por organizações criminosas, notícia hoje o jornal El País.

Segundo o diário espanhol, os telegramas da diplomacia dos Estados Unidos falam de um alerta da agência norte americana de combate a droga (DEA) de que a África ocidental caiu nas mãos dos traficantes de droga.

A situação na Guiné-Bissau é descrita como "muito preocupante" e "provavelmente excedendo a capacidade de controlo do governo", sendo apontado como "o primeiro narco Estado emergente" do continente africano, onde nem existe preocupação em simular queima de droga apreendida como acontece na Guiné Conacri.

"As unidades de segurança foram controladas pelo tráfico de droga", revela o El País citando um telegrama de 2007 emitido pela diplomacia norte americana no Senegal numa referência à Guiné Bissau.

O telegrama refere também vários supostos líderes do tráfico, entre os quais o ministro da Defesa e o chefe das Forças Armadas.

Já no que se refere ao então presidente Nino Vieira - entretanto assassinado -, os telegramas da diplomacia norte americana indicam que não existem provas da sua implicação no tráfico de droga.

De acordo com o "El País", o combate à droga na América do Sul fez ressurgir outras plataformas mais cómodas para o envio da mercadoria para a Europa e Estados Unidos.

Abalados por guerras civis, asfixiados pela corrupção e o caos institucional, adianta o jornal, os países da África Ocidental converteram-se nos últimos anos em centros de distribuição da droga sul americana e asiática.

Alguns países como Guiné Bissau "caíram nas mãos de organizações criminosas sofisticadas" e outros como a Serra Leoa ou a Libéria defende-se como podem "mas em conjunto o tráfico de droga está a aumentar e sem vontade política para o combater a África Ocidental será incapaz de deter esta perigosa tendência", assinala a embaixada dos Estados Unidos em Serra Leoa num telegrama de abril de 2009.

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***
.
Tags: , , , ,
Resnullius

Qual é a sua opinião?

Não é necessário se identificar para comentar este artigo/notícia. Você tem o direito de dizer o que pensa e nós queremos ouví-lo/a. Participe, vamos dialogar!