Ministério do Interior: sai Satu Camara Pinto, entra Dinis Cablon Na Fantchamna



Guiné-Bissau: Ministra do Interior Demite-se

Ministra estava envolvida numa luta sobre responsabilidades com o primeiro-ministro

Foto: ASSOCIATED PRESS
Malam Bacai Sanhá

Siga-nos Em:

Outras Notícias

Guiné-Bissau:Ministra do Interior Demite-se

21 Dezembro 2010 - A ministra do interior da Guiné-Bissau, Satu Camará, demitiu-se pondo fim a um braço de ferro com o primeiro-ministro carlos Gomes Júnior que durava há algum  tempo.

Na carta datada de 17 de Dezembro, ou seja, sexta-feira passada, Satu Camara Pinto aponta que a sua demissão visa tão-somente evitar consequências negativas nos esforços conjuntos de estabilidade política e social da Guiné-Bissau. Afirma ainda que, enquanto combatente da liberdade de pátria, não pode fazer parte de problemas, mas sim de solução de governação, tanto assim que decidiu demitir-se para não desafiar a autoridade do Primeiro-ministro. 

O pedido de demissão de Satu Camara Pinto das funções da Ministra do Interior, das quais tinha sido suspensa pelo Primeiro-ministro, consequência das nomeações que efectuou, no quadro da nova orgânica do Ministério do Interior, levanta várias questões, tendo em consideração o actual panorama político.
É que o braço-de-ferro era tão evidente, quanto é translúcido a suspeição política entre o Presidente da Republica e o Primeiro-ministro. Alias, neste caso em concreto, os entourages dos dois campos (Presidente da Republica e Primeiro-ministro), ainda se envolvem na conquista de terreno sobre arena política guineense. O caso Satu Camara trouxe a luz à escuridão que invade esta contenda insanável, salvo futuros arranjos, entre Malam Bacai Sanhá e Carlos Gomes, por sinal, ambos da mesma formação política. 

Apesar de Carlos Gomes Júnior não se pronunciar ainda sobre o pedido de demissão da Ministra do Interior, para posterior requerimento ao Presidente da Republica, se bem que já a tinha suspensa das funções (uma medida contestada na altura, por alguns analistas da política guineense, de ponto de vista constitucional), o certo é que Satu Camara já partiu e ela representa um peso no seio do PAIGC, onde actualmente existe uma clara corrente interna que visa fazer cair Gomes Júnior, enquanto Presidente do partido.























Bissau - A Ministra do Interior, Hadja Satu Camara Pinto, apresentou a demissão das suas funções. A decisão, que a ex-responsável da pasta do interior considera de irreversível, tem como propósito oficial evitar as consequências negativas nos esforços conjuntos de estabilização política e social da Guiné-Bissau.

A Ministra demissionária disse na sua carta, que na qualidade de

combatente de liberdade de pátria é obrigada a fazer parte de solução e não dos problemas da governação, criando, desse modo, as condições políticas para ultrapassar o incidente criado pelo despacho que a suspende. 



Hadja Satu Camara Pinto, foi suspensa das suas funções pelo chefe de governo há mais de dois meses, mas Ministra ainda continuava em funções e na carta enviada agora ao chefe de governo onde solicita sua demissão de cargo, disse tê-lo feito não para desafiar a autoridade de Carlos Gomes Júnior, mas sim, sustentou na carta para cumprir o juramento de exercer as suas funções em que foi investida com total fidelidade a constituição.

A demissão de Satu Camará da liderança do Ministério do Interior, considerado inoperante e complementamente fragmentado desde o despacho de suspensão emitido há cerca de dois meses, terá sido acordada durante o fim-de-semana após uma reunião entre Carlos Gomes Júnior e Malam Bacai Sanhá. Na referida reunião, as duas principais figuras do país terão estabelecido um pacto secreto, no qual ficou estabelecido a saída de Satú Camará e a sua substituição por Dinis NaFantchamena, actual Chefe da Casa CivildaPresidência.
A nomeação de Dinis NaFantchamena, um dos mais antigos apoiantes de Malam Bacai Sanhá, terá como objectivo o condicionamento da Remodelação Governamental já anunciada pelo Primeiro Ministro Carlos Gomes Júnior há largas semanas. De etnia balanta e destacada personalidade da Luta de Libertação, o até aqui Chefe da Casa Civil mostrou no passado posições completamente adversas às políticas defendidas por Carlos Gomes Júnior.



Apesar de um largo currículo no interior dos órgãos do PAIGC, Dinis Na Fantchamena não tem, no entanto, qualquer experiência governativa no seu passado político. Sexagenário, Dinis Na Fantchama terá pela frente uma dura tarefa de reorganização do Ministério do Interior, tarefa esta que segundo fontes contactadas “poderá não ter a capacidade física para resolver”.



Dinis Na Fantchamena deverá tomar posse ainda esta semana, sendo que em Bissau, crescem os rumores que indicam que Satú Camará poderá transitar directamente para a Chefia da Casa Civil da Presidência, lugar de grande confiança política e pessoal junto do Presidente Malam.



Esta mini-remodelação surge numa altura em que se continua a discutir a nível internacional o perdão da dívida da Guiné-Bissau. A importância deste dossier para a estabilidade futura do país levou o Presidente Malam a não avançar com uma hostilização directa de Carlos Gomes Júnior. O Luanda Digital sabe que Malam Bacai Sanhá terá tido dificuldades para controlar as pressões feitas pelo seu círculo presidencial no sentido de promover a queda do actual executivo guineense. No entanto, Malam terá conseguido salvar a face junto da sua entourage ao garantir que o Ministério do Interior, posição chave no controlo da segurança interna do país, ficasse nas mãos de um aliado de peso. 



Um dos principais desafios que se adivinha em breve ao funcionamento deste Ministério é o caso da libertação de Zamora Induta, que já terá sido alvo de autorização por parte do próprio Malam Bacai Sanhá. Detido desde 01 de Abril, o ex-CEMGFA tem libertação prevista até ao final do ano, sendo que a segurança deste será garantida exactamente por elementos sob as ordens de Dinis Na Fantchamena.

Luanda digital
(c) PNN Portuguese News Network



Guiné-Bissau: Malam Bacai nomeia novo Ministro do Interior
Bissau - Através de dois decretos presidenciais, o Presidente guineense Malam Bacai Sanhá, exonerou esta quarta-feira, Satu Camara Pinto das suas funções de Ministra do Interior e nomeou em sua substituição Dinis Cablon Na Fantchamna.
Dinis Cablon Na Fantchamna, até aqui chefe da Casa Civil da Presidência da República, é Combatente da Liberdade da Pátria e uma das figuras do PAIGC mais próximas do Presidente da República.

De referir que Satu Camara entregou na última sexta-feira, o seu pedido de demissão, depois de há dois meses ter sido suspensa das suas funções pelo primeiro-ministro, Carlos Gomes Junior, por alegada desobediência política.

Recorde-se que a ex-titular da pasta do Interior, no quadro da nova lei orgânica, procedeu a nomeações internas, que tinham sido reprovadas e anuladas pelo Chefe do Governo. Em consequência desta situação, instalou-se o braço-de-ferro, que hoje culminou com a exoneração de Satu Camara, por decreto presidencial.
(c) PNN Portuguese News Network
2010-12-22 17:16:40
Tags: , , ,
Resnullius

Qual é a sua opinião?

Não é necessário se identificar para comentar este artigo/notícia. Você tem o direito de dizer o que pensa e nós queremos ouví-lo/a. Participe, vamos dialogar!