Reitores da CPLP reúnem-se no Algarve para discutir qualidade e elaborar "Carta de Faro"

Reitores de Universidades de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique e São Tomé e Príncipe reúnem-se segunda-feira na Universidade do Algarve para discutir a qualidade do Ensino Superior na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

“O objetivo primordial do seminário internacional é debater a qualidade do ensino superior e a mobilidade académica, mas também construir um espaço comum para facilitar o intercâmbio de conhecimento e a pesquisa entre os estudantes da CPLP”, disse Carolina de Sousa, diretora da Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve, em entrevista à Lusa.

Criar uma “Carta de Faro”, à semelhança da “Carta de Portalegre” (Brasil), criada em 2009, com metas para os próximos dois ou três anos sobre concertação de políticas públicas de Ensino Superior é outro dos objetivos do Seminário Internacional da CPLP, que vai decorrer dias 13 e 14 na Universidade do Algarve.

Dar continuidade à “Enciclopédia sobre o Ensino Superior”, um projeto que aproxima, por exemplo, o processo de Bolonha à CPLP, é também outras das iniciativas que o evento universitário visa, acrescenta a professora da Universidade do Algarve (UALG) e coordenadora do seminário internacional.

A sessão solene de abertura do II encontro científico de abertura está marcada para as 10:30 no Anfiteatro Vermelho da Faculdade de Economia (Edifício 9), no Campus de Gambelas, com o reitor da UALG, João Guerreiro.

A primeira conferência está marcada para as 11:00, com a professora da Universidade de Aveiro Idália Sá Chaves que vai abordar o tema “Ensino Superior na Comunidade de Países de Língua Oficial Portuguesa: celebrar, continuar, progredir.

Qualidade: um conceito multidimensional e complexo. Qual deve ser o ponto de partida na definição da qualidade em Angola?”, “O ensino e a investigação no Turismo, um novo espaço de cooperação e de partilha para os países CPLP”, ou “Guiné-Bissau – as tentativas e as perspetivas de criação de um sistema de Ensino Superior de qualidade” são algumas das dezenas de conferências agendadas para os dias 13 e 14.

Para o ano, o evento deverá decorrer novamente no Brasil, em Fortaleza, na universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira.
Tags: , , ,
Resnullius

Qual é a sua opinião?

Não é necessário se identificar para comentar este artigo/notícia. Você tem o direito de dizer o que pensa e nós queremos ouví-lo/a. Participe, vamos dialogar!