PR convoca pela primeira vez Conselho de Estado e diz que governo irá ao fim do mandato




Bissau, 28 dez (Lusa) -- O Presidente da Guiné-Bissau, Malam Bacai Sanhá, convocou hoje pela primeira vez desde que assumiu funções o Conselho de Estado, disse fonte da presidência.

Lusa
11:02 Terça feira, 28 de Dezembro de 2010
Aumentar TextoDiminuir TextoLink para esta páginaImprimirEnviar por email
del.icio.ustechnoratidiggfacebookmyspaceredditgooglesearch.livenewsvine
Bissau, 28 dez (Lusa) -- O Presidente da Guiné-Bissau, Malam Bacai Sanhá, convocou hoje pela primeira vez desde que assumiu funções o Conselho de Estado, disse fonte da presidência.
Segundo a mesma fonte, a agenda não foi divulgada.
Pertencem ao Conselho de Estado, além do primeiro-ministro, Carlos Gomes Júnior, todos os titulares de órgãos de soberania e alguns deputados e figuras da sociedade civil indicadas pelo Presidente.

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010 | 04:28 | 0 Comments

Malam Bacai Sanhá diz que actual governo vai até ao fim do mandato

O presidente da Guiné-Bissau afirmou que se depender dele o governo do primeiro-ministro, Carlos Gomes Júnior, "vai até ao fim do mandato" e que jamais teve pretensões de derrubá-lo "como muitos dizem".

Malam Bacai Sanhá falava num comício popular em Bula, norte da Guiné-Bissau, no âmbito da sua primeira presidência aberta, que o vai conduzir a todos os cantos do país com a finalidade de se inteirar das condições de vida das populações.
"Que fique bem claro, se depender de mim, enquanto presidente da república, este governo vai até ao fim do seu mandato. Nunca tive pretensões de demitir este governo, como muitos dizem", declarou Malam Bacai Sanhá.

"Não é, não foi e nem será minha ideia derrubar o governo. Este governo tem feito coisas boas, agora é preciso que continue com o rigor e a responsabilidade que tem demonstrado até aqui", defendeu o chefe de Estado guineense, aplaudido pelos populares que assistiram ao comício em Bula.

Para Bacai Sanhá só com a manutenção do actual executivo é que o país poderá alcançar a estabilidade e, desta forma, contar com as ajudas dos parceiros da comunidade internacional.

"A estabilidade é fundamental. Não podemos andar a mudar de governo todos os dias, é preciso dar estabilidade governativa ao país, e nós estamos apostados nisso", sublinhou.

O presidente referiu o recente perdão da dívida externa da Guiné-Bissau, em cerca de 80%, como um dos resultados da "boa acção do governo".

As declarações de Bacai Sanhá vieram dissipar as dúvidas existentes no país sobre a possibilidade de o governo ser demitido, como consequência de alegadas divergências entre o Presidente da República e o primeiro-ministro, Carlos Gomes Júnior.

Fonte: OJE/Lusa
Tags: , ,
Resnullius

Qual é a sua opinião?

Não é necessário se identificar para comentar este artigo/notícia. Você tem o direito de dizer o que pensa e nós queremos ouví-lo/a. Participe, vamos dialogar!