Ministra guineense enaltece apoio do governo angolano


28/12/2010
A ministra da Presidência do Conselho de Ministros, da Comunicação Social e Assuntos Parlamentares da Guiné Bissau, Maria Abiatu Djaló Nandigna, agradeceu ao Governo angolano pelo apoio prestado para a reabertura da estação televisiva, que já se encontrava sem emitir há cinco meses por conta de uma avaria.
Segundo a governante, que falava à Rádio Nacional de Angola (RNA), tal facto só foi conseguido graças a um acordo de cooperação firmado há dois meses com o Ministério da Comunicação Social de Angola.
No seu ver, mais uma vez o espírito de ajuda e solidariedade do povo angolano para a Guiné Bissau atingiu o seu expoente máximo a nível da Comunicação Social, o que tornou possível, recentemente, a retomada da emissão com a transmissão de um telejornal.
Com a reabertura da televisão, disse, a reacção da população é positiva, porque graças à cooperação estão a conseguir levar para as casas dos cidadãos guineenses a notícia e a informação de que já não dispunham há muitos meses.
No âmbito do protocolo firmado, fez saber, depois da reposição do sinal, o primeiro passo, será tentar fazer funcionar o mais rápido possível, na sua totalidade, a televisão e primar pela formação e a sua reprogramação.
Informou que, possivelmente irão montar um estúdio novo, tendo em conta que possuem um do tipo analógico montado há mais de 27 anos.
“Foi difícil, realmente, fazer funcionar o estúdio porque as peças já não se encontravam no mercado”, acrescentou.
A ministra aproveitou, a ocasião para felicitar o Governo e o povo de Angola, especialmente o Presidente da República, José Eduardo dos Santos, que teve uma atenção especial para com a Guiné Bissau.
“Mais uma vez foi demonstrado que o Presidente José Eduardo dos Santos, sempre teve a preocupação da Guiné Bissau no centro das suas atenções”, frisou.
Na sua percepção, o tradicional laço de cooperação, que existe entre os dois países, neste momento está a falar mais alto.
O acordo, no domínio da Comunicação Social, assinado em Setembro do corrente ano, prevê o estreitamento das relações entre os órgãos de informação públicos e a capacitação de jornalistas e de quadros do sector.
Tags:
Resnullius

Qual é a sua opinião?

Não é necessário se identificar para comentar este artigo/notícia. Você tem o direito de dizer o que pensa e nós queremos ouví-lo/a. Participe, vamos dialogar!