CPLP funda rede de Saúde Pública


Ministro José Van-Dúnem
Fotografia: Jornal de Angola
A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) vai criar a Rede de Institutos Nacionaisde Saúde Pública.
A reunião que vai fundar a Rede  acontece de segunda a quarta-feira, em Bissau (Guiné-Bissau), na presença dos ministros da Saúde de Angola, da Guiné-Bissau e de representantes dos Estados membros membros da comunidade.
O Secretário Executivo da CPLP, Domingos Pereira, faz-se representar na reunião pelo director-geral, Hélder Vaz, e pelo director de Cooperação da comunidade, Manuel Clarote Lapão.
Uma nota do Secretariado da CPLP revela que a reunião vai, também, definir as directrizes operacionais e estabelecer um plano de acção inicial para o fortalecimento dos institutos membros e o apoio à sua criação nos países que carecem destas estruturas.
A segunda reunião de ministros da Saúde da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, que decorreu em 15 de Maio de 2009, no Estoril, Portugal, aprovou o Plano estratégico, que traça as prioridades de cooperação no sector no espaço da CPLP e define o lançamento da rede como um dos projectos prioritários.
A CPLP é uma integrada por países lusófonos que instiga a aliança e a amizade entre os signatários. a sua sede fica na Lapa, em Lisboa. A organização celebra o dia 5 de Maio como Dia da Língua Portuguesa e da Cultura em todo espeço lusófono.

Tags: , ,
Resnullius

Qual é a sua opinião?

Não é necessário se identificar para comentar este artigo/notícia. Você tem o direito de dizer o que pensa e nós queremos ouví-lo/a. Participe, vamos dialogar!