Cooperação Cabo-Verde e Guiné-Bissau


Escrito por Nelinho N’Tanhá, publicado no site do Jornal Nô Pintcha no dia 23/04/2011



Município de Ribeira Grande de Santo Antão e CMB assinam acordo de geminação

O presidente da Câmara Municipal de Bissau (CMB) rubricou, no dia 18 deste mês, com o seu homólogo das ilhas de Cabo-Verde (CV) do município de Ribeira Grande-Santo-Antão, um protocolo de acordo de geminação.
O documento comporta cerca de nove cláusulas de compromissos, dos quais figuram o reforço de laços de amizade, capacidade, modernização da administração municipal, protecção e conservação do meio ambiente, saneamento, tratamento de águas residuais e recolha e tratamento de resíduos sólidos.
No documento constam ainda a troca de experiências entre as duas instituições, promoção de políticas sociais activas que favorecem a inserção e a integração social, programas de intercambio culturais, desenvolvimento económico em vários sectores produtivos de cada município e em particular do sector do turismo.
Na ocasião, o presidente da CMB Amando António Napoco defendeu que vale mais para o país a partilha de experiência com os países vizinhos e irmãos, como Cabo-Verde que já tem cerca de vinte anos de experiência no domínio de desenvolvimento municipal, tendo em conta a preparação de eleições autárquicas que se pretende ainda realizar no corrente ano.
Segundo o Armando Napoco, a direcção está empenhada em alargar a cooperação, sobretudo no domínio de Sul/Sul.
Neste sentido, o presidente da CMB esperançou que a cooperação ora assinada com o município de Ribeira Grande de Cabo-verde venha a ser algo contínua, mesmo depois do fim do seu mandato. Aliás, defendeu que uma das grandes ambições perante o acordo é de apostar na troca de experiências, principalmente no que se trata de questão de mobilizações de fundo que possam posteriormente permitir a execução de programas do progresso de cidade, em que um dos objectivos constam o emprego jovem.
Por sua vez, o presidente de município da Ribeira Grande da cidade de Santo Antão de Cabo-Verde, Orlando Rocha Delgado, disse que a cooperação é mais um motivo para a fortificação de laços de amizade e de irmandade entre os dois países.
Neste sentido, esperançou que o mesmo venha a ter seguimento, tendo em conta a sua importância perante os dois povos irmãos cuja linha de ambição vai ao encontro do desenvolvimento das duas cidades.
A propósito, Orlando Rocha Delgado disse que entre os pontos mais salientes do acordo constam a troca de experiência cultural, formação, capacitação de valores humanos e protecção do meio ambiente, que durante a execução do acordo serão tomadas como grandes linhas de combate e de desafios para os dois municípios.


Tags: , , ,
Resnullius

Qual é a sua opinião?

Não é necessário se identificar para comentar este artigo/notícia. Você tem o direito de dizer o que pensa e nós queremos ouví-lo/a. Participe, vamos dialogar!