Associação de Consumidores organiza marcha de protesto contra subida de preços - 11/Maio

2011-05-05 12:35:44



Bissau - Associação do Consumidores de Bens e Serviços guineense (ACOBES) promoveno dia 11 de Maio, uma marcha de protesto contra a subida do preço dos produtos de primeira necessidade.

Sob o lema «todos contra o agravamento do nível de vida dos cidadãos», a marcha terá início em frente à discoteca «Bambu», e deve terminar frente ao Palácio do Governo, em Brá, nos arredores da capital, onde vai ser entregue ao Executivo o chamado «Caderno de Reclamação de Consumidores».

De acordo com o Presidente da ACOBES, Fodé Caramba Sanhá, no referido caderno reivindicativo constam entre outra reclamações, o controlo sistemático de compra e venda no mercado, extinção imediata da subvenção obrigatória imposta pelo Ministério do Comércio aos consumidores a favor da Câmara de Comércio, Indústria, Agricultura e Comércio, estabelecimento de um plano de abastecimento do mercado com géneros e artigos da primeira necessidade, uso do caderno de reclamação do consumidor no mercado nacional e, por último, a criação do espaço do Conselho Nacional Consultivo de Consumo, conforme a disposição de qualidade de diálogo e regulação social, do Programa de Qualidade, Acreditação e Normalização da União Económica Monetária Oeste Africana (EUMOA), para o consumidor destinatário final.

«No passado mês de fevereiro a actualidade de mercado foi dominada sobre o preço da farinha e do pão, houve tentativa de redução do tamanho que depois se ajustou em detrimento da manutenção do preço de 100 F.cfa. Agora o pão voltou ao tamanho normal, com um aumento de 100%, ou seja custa 200 F.cfa, enquanto a farinha continua a subir de 16 mil F.cfa para 37 mil F. cfa, o que confirmou a posição dominante e de força dos importadores face a um estado, desarmando-o das suas ferramentas de controlo de mercado», refereiu Caramba Sanhá, numa retrospectiva sobre a actual situação de aumento de preços de produtos da primeira necessidade.

Sumba Nansil
(c) PNN Portuguese News Network
Tags: , , , , ,
Resnullius

Qual é a sua opinião?

Não é necessário se identificar para comentar este artigo/notícia. Você tem o direito de dizer o que pensa e nós queremos ouví-lo/a. Participe, vamos dialogar!