PR Sanhá visita tribunais de Bissau e considera "razoável" estado justiça no país


04 de Maio de 2011, 15:08
Bissau, 04 mai (Lusa) -- O Presidente da Guiné-Bissau, Malam Bacai Sanhá visitou hoje as instalações do Supremo Tribunal de Justiça e outros tribunais de círculo de Bissau e considerou "razoável" o nível da justiça no país.
"A justiça no país é razoável, tendo em conta as nossas condições e os meios postos à disposição dos juízes", defendeu o presidente guineense.
Sempre acompanhado da presidente do Supremo Tribunal de Justiça, Maria do Céu Monteiro, o chefe de Estado guineense visitou as dependências do Supremo, do tribunal regional de Bissau e do tribunal de círculo da capital, tendo constatado que os juízes trabalham "em condições extremamente difíceis".
"Constatei que estão a trabalhar em condições extremamente difíceis. Isso reflete aquilo que é a Guiné-Bissau, um país com muitas dificuldades, o que nos chama a atenção, enquanto dirigentes, para o que temos que trabalhar para ultrapassar as dificuldades", afirmou Malam Bacai Sanhá, em declarações aos jornalistas.
O chefe de Estado guineense disse ainda ter ficado impressionado, pela positiva, com a quantidade e o nível de quadros jovens que viu nos tribunais, o que, afirmou, reflete a própria juventude do país.
Malam Bacai Sanhá classificou a sua visita ao Supremo Tribunal de Justiça de "significativa", por aquele ser um "órgão de extrema importância numa democracia em crescimento, como é o caso da Guiné-Bissau".
"Vim cá a convite da presidente (do STJ), porque há um ano e meio que estou como Presidente da República e não tinha tido oportunidade de visitar os tribunais e conhecer como funciona este órgão de soberania, o Supremo Tribunal de Justiça, que é um órgão de extrema importância numa democracia em crescimento como é o caso da Guiné-Bissau", observou Malam Bacai Sanhá.
Quando questionado sobre o que pensa do trabalho dos juízes, o presidente afirmou que "estão a fazer um bom trabalho".
Fonte do Supremo Tribunal de Justiça disse à Lusa que a visita do Presidente serviu para lhe mostrar a situação real das instalações dos tribunais, as condições em que os seus quadros trabalham e o estado de degradação dos imóveis por causa das chuvas.
MB.
Lusa/Fim
Tags: , , ,
Resnullius

Qual é a sua opinião?

Não é necessário se identificar para comentar este artigo/notícia. Você tem o direito de dizer o que pensa e nós queremos ouví-lo/a. Participe, vamos dialogar!