Banco Mundial apoia produção de água e eletricidade na Guiné-Bissau

19-05-2011 13:24


Dakar, Senegal - O Banco Mundial vai conceder à Guiné-Bissau uma subvenção suplementar de dois milhões e 200 mil dólares americanos para apoiar o Projecto de Emergência de Reabilitação dos Sectores da Água e da Electricidade (EEWRP), anunciou a instituição num comunicado transmitido quinta-feira à PANA.

 
« Este financiamento suplementar vai permitir dobrar a capacidade de produção da companhia de Água e Electricidade da Guiné-Bissau (EAGB) na cidade de Bissau e melhorar o clima de negócios e a segurança com uma melhor iluminação pública na cidade », indica o comunicado.

O projecto de emergência de reabilitação dos sectores da água e da electricidade apenas é a primeira etapa para investimentos mais importantes e a reforma desta área, acrescenta o comunicado.

A Guiné-Bissau está confrontada com um défice estrutural de produção e distribuição de electricidade, pois a EAGB apenas fornece três megawatts, ao paso que a procura em electricidade se estima em 30 megawatts e sete das suas máquinas estão avariadas, sublinha ainda o comunicado.

Devido a esta fraca capacidade de fornecimento da empresa pública, prossegue o documento, há cerca de 20 megawatts de produção privada instalada pelos grandes consumidores (Embaixadas, organizações internacionais e hotéis), para além de um milhar de geradores eléctricos de fraca potência nas famílias e nas microempresas.

«Isto custa caro à frágil economia da Guiné-Bissau em termos de competitividade, com um impacto negativo no ambiente, já que os geradores a gasóleo são mais custosos e menos eficazes energicamente que as grandes centrais eléctricas», conclui o comunicado.

Tags: , , , ,
Resnullius

Qual é a sua opinião?

Não é necessário se identificar para comentar este artigo/notícia. Você tem o direito de dizer o que pensa e nós queremos ouví-lo/a. Participe, vamos dialogar!