CNE precisa de sete milhões de euros para plano estratégico de três anos

A informação foi revelada hoje por Desejado Lima da Costa, presidente da CNE guineense, num encontro com jornalistas, no qual estavam também presentes elementos do corpo diplomático e responsáveis das Nações Unidas e União Europeia. 
Bissau - A Comissão Nacional de Eleições (CNE) da Guiné-Bissau necessita de pouco mais de sete milhões de euros para executar o plano estratégico que visa a realização das eleições autárquicas e das legislativas de 2012 no país.  


Lima da Costa disse que a verba de que a CNE precisa, terá de ser conseguida com ajuda dos parceiros internacionais e através do Orçamento Geral de Estado guineense, e destina-se à execução de quatro tarefas programadas no plano estratégico. 

As tarefas a serem executadas são: actualização da cartografia eleitoral (mapa eleitoral), recenseamento dos potenciais eleitores, preparação de eleições autárquicas e realização das eleições legislativas de 2012.

 
O presidente da CNE guineense afirmou que, de acordo com um estudo mandado realizar pela sua instituição, que contou também com o apoio do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), as primeiras eleições autárquicas no país poderiam ter lugar no 3º trimestre deste ano ou então no 2º trimestre de 2012. 

Já as eleições legislativas, de acordo com o ciclo normal, deveriam realizar-se ou no primeiro trimestre de 2012 ou no início do primeiro trimestre de 2013. 

Desejado Lima da Costa sublinhou que as recomendações apontadas pelo estudo, que deu lugar ao plano estratégico, indicam que a melhor solução seria um recenseamento biométrico dos potenciais eleitores para, desta forma, poderem evitar-se as desconfianças em relação aos cadernos eleitorais. 

O presidente da CNE diz ter a consciência da situação de dificuldades económicas que o mundo atravessa, pelo que, vai propor ao governo a realização de uma mesa redonda, em Bissau, com os potenciais parceiros financiadores dos actos eleitorais na Guiné-Bissau. 
  
Lima da Costa aponta o mês de Junho próximo para a realização desse encontro, no qual seria apresentado o plano estratégico e solicitados os apoios financeiros. 
 

Na conferência de imprensa dada pelo presidente da CNE, Portugal esteve representado pelo cônsul Salvador Pinto da França.

Tags: ,
Resnullius

Qual é a sua opinião?

Não é necessário se identificar para comentar este artigo/notícia. Você tem o direito de dizer o que pensa e nós queremos ouví-lo/a. Participe, vamos dialogar!