Dois mortos vários feridos em disputa de terreno em Djaal (Safim)


Guiné-Bissau: Disputa de terreno termina com dois mortos
2011-05-10 12:28:44
 

Bissau – As populações de Embassiná e Djaal, na região de Biombo, no norte da Guiné-Bissau, evolveram-se este fim-de-semana num confronto que resultou em dois mortos e sete feridos graves.
Em causa está a disputa pela posse de um terreno. Trata-se de um lugar que tem plantações de cajueiros, principal produto da economia guineense, e onde se praticam também outras actividades agrícolas. As partes envolvidas usaram catanas, paus e outros objectos cortantes.

Devido à delicadeza do assunto, as autoridades levaram até ao local um dispositivo de segurança, composto por agentes da Polícia da Ordem Pública e elementos das Forças Armadas. A presença da força de ordem no terreno, desde há três dias, acontece enquanto decorrem as negociações entre as duas povoações vizinhas, mediadas pelas estruturas governamentais.

As informações disponíveis apontam que o Executivo pretende delimitar a zona em disputa, dividindo o espaço conforme as razões ou argumentos que vão ser apresentados. O chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, Antonio Indjai, deslocou-se ao local, tendo apelado ao serenar dos ânimos entre os populares. O mesmo apelo foi feito pelas outras figuras civis que se encontravam no espaço de conflito.

A disputa de terreno na Guiné-Bissau tem sido um dos maiores problemas sociais nas comunidades rurais, sobretudo quando se tratam de espaços aráveis.

Sumba Nansil
(c) PNN Portuguese News Network


Chefe de estado maior das forças armadas deslocou-se ao local

Siga-nos Em:

Outras Notícias

Dois mortos na Guine Bissau

Dois mortos e vários feridos graves é o resultado de um confronto entre populações de duas aldeias na Guiné-Bissau.

O confronto envolveu os habitantes das aldeias  Embassiná e Djaal e deve-se a disputas sobre o uso de terras agrícolas, particularmente de cajueiros, o principal produto agrícola do país.

Nos confrontos foram usadas catanas  e outras armas e as autoridades tão agora a tentar repôr a calma tendo unidades das forças de segurança sido enviadas para o local.
O chefe de estado maior das forças armadas guineeses, António Ndjai, deslocou-se também ao local.

O governo está agora a estudar a possibilidade de efectuar uma divisão adminsitrativa das terras em disputa para tentar resolver o problema.

Ouça a reportagem de Lassana Cassamá
Tags: , , , , , ,
Resnullius

Qual é a sua opinião?

Não é necessário se identificar para comentar este artigo/notícia. Você tem o direito de dizer o que pensa e nós queremos ouví-lo/a. Participe, vamos dialogar!