Imagem ilustrativa |
Ziguinchor - Um "Festival Sub-regional para a Paz" que reune jovens do Senegal, da Gâmbia e da Guiné-Bissau decorre desde quinta-feira na localidade de Sindian, uma aldeia da região meridional senegalesa da Casamança, na fronteira gambiana e bissau-guineense, constatou a PANA no local.
Este festival faz parte da execução do programa "Consolidação da Paz na Casamança", financiado pela Agência Americana para o Desenvolvimento Internacional (USAID) .
A abertura oficial do evento realizado pela também americana ONG World Education foi marcada por intensas atividades culturais e um espectáculo de luta tradicional que entusiasmou o público local, especialmente entre os adultos nostálgicos.
A noite foi dedicada à uma procissão com tochas pela vila e animações de dança, enquanto o segundo dia registou, entre outras atividades uma conferência sobre "papel, lugar e responsabilidade dos jovens na consolidação da paz na Casamance,'' moderada pelo pesquisador, historiador e jornalista senegalês Amadou Fall.
A agenda de sexta-feira contemplou igualmente trabalhos em ateliês para os jovens dos três países apresentarem as suas propostas de soluções para a crise na Casamança, uma região a braços com uma rebelião armada independentista há vários anos.