O Ministro Botche Candé e a alta absurda dos preços em Bissau

Fonte: www.jornalnopintcha.com. Visite!



Escrito por Fulgêncio Mendes Borges   
Sexta, 29 Abril 2011 15:52
Governo passará a importar produtos de primeira necessidade 
-promete o ministro do Comércio

O Governo da Guiné-Bissau através do Ministério do Comércio promete importar arroz, farinha trigo, óleo e açúcar para fazer face à subida galopante dos preços de produtos da primeira necessidade no mercado interno.
 “Se os comerciantes não baixarem os preços destes produtos dentro de uma semana, o Governo vai recorrer ao sistema antigo de mandar importar estes produtos”, garantiu Botche Candé.

Esta advertência é do Ministro do Comércio, Indústria, Turismo e Artesanato, Botché Candé, num encontro de concertação com os Operadores Económicos Nacionais, Industriais, Associação de retalhistas dos Mercados da Guiné-Bissau e o director Geral das Alfândegas.
No encontro, Botché Candé pediu aos operadores económicos nacionais para fazerem com que os preços dos produtos da primeira necessidade, principalmente o arroz, açúcar e a farinha trigo baixem, porque há condições para fazer este produto ter um preço razoável, que pode permitir às populações ter um relativo poder de compra no mercado.

Carina Sá Fernandes, da Empresa Gomes & Gomes, falou em nome dos operadores económicos nacionais, justificando que o aumento dos preços destes produtos de primeira necessidade, depende dos preços do mercado internacional e dos custos dos despachos nas Alfândegas de Bissau.
Esta empresária assegurou ainda que, se isso não for resolvido, os operadores económicos nacionais têm que aumentar os preços para justificar os compromissos financeiros que têm com seus parceiros.
Em jeito de resposta aos operadores económicos, o Director Geral das Alfândegas, Doménico Sanca, desvendou os segredos dos operadores económicos, dizendo que os preços do arroz, farinha de trigo e açúcar, que estão a praticar, neste momento, nos mercados são preços antigos desde 2010, e que foram desalfandegados num preço muito baixo (6.000 francos CFA por cada saco), que custava dantes, nos mercados nacionais cerca de 15.000 francos CFA. Doménico afirmou que esses mesmos produtos estão a custar neste momento 30.000 francos CFA por cada saco.
Depois destas revelações do Director Geral das Alfândegas, o Ministro do Comércio, com ar de poucos amigos, chamou atenção aos operadores económicos para porem ponto final àquilo que denominou de mau hábito de esconder esses produtos, afim de aumentarem os preços. “Se até este fim de semana não houver soluções para baixarem os preços destes produtos, principalmente arroz, açúcar e farinha de trigo, o Governo vai recorrer ao sistema antigo de importar estes produtos, através dos empresários estrangeiros que já mostraram toda as disponibilidade, com boa qualidade dos produtos e a preços acessíveis”, avisou Botché Candé.


Texto e fotos: Fulgêncio Mendes Borges

Actualizado em Sexta, 29 Abril 2011 18:10
Tags: , , ,
Resnullius

Qual é a sua opinião?

Não é necessário se identificar para comentar este artigo/notícia. Você tem o direito de dizer o que pensa e nós queremos ouví-lo/a. Participe, vamos dialogar!