Portugal/EUA: Diplomata norte-americano vai ser colocado na embaixada portuguesa em Bissau

Washington, 12 mai (Lusa) -- A colocação de um diplomata norte-americano na embaixada de Portugal na capital da Guiné-Bissau é uma das principais conclusões da 29ª reunião da comissão bilateral permanente Portugal-EUA, segundo um comunicado final hoje divulgado.
O documento enviado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros e pela embaixada dos EUA em Lisboa, relativo a uma reunião que decorreu em Washington a 05 de Maio, refere que os dois países concordaram na necessidade de "ampliar e reforçar a cooperação bilateral em diversas áreas".
O texto precisa que as delegações abordaram "um vasto conjunto de assuntos africanos" e privilegiaram diversas áreas de atuação, do "apoio ao reforço das instituições democráticas" em África à "urgência da luta contra o crime organizado transnacional", e do "empenho nas questões de segurança marítima" ao desenvolvimento "da capacidade dos parceiros em matéria de forças militares e de segurança".
Neste âmbito, frisa o comunicado, "as delegações expressaram a sua satisfação com a assinatura de um memorando de entendimento relativo à colocação de um diplomata norte-americano na embaixada de Portugal e Bissau e concordaram em explorar outras formas de cooperação em África".
O reforço da colaboração "nas áreas de luta contra o crime organizado transnacional, tráfico de drogas, terrorismo e o seu financiamento, bem como da segurança da cadeia global de abastecimento" é outros dos aspetos sublinhados na declaração final.
Na área do comércio e investimento é por sua vez destacada a intenção de "continuar a procurar oportunidades de promover o comércio e o investimento em África através de iniciativas como o Acess Africa Forum", enquanto na esfera da Defesa as duas delegações se congratulam "pelas conversações a nível de estado-maior" que vão decorrer em Washington em outubro de 2011.
O comunicado precisa ainda que, e na perspetiva de reforçar os "interesses comuns de segurança" no continente africano, as duas delegações concordaram na intenção de "incrementar o diálogo entre as autoridades portuguesas e o comando norte-americano para África" com o objetivo de "identificar possíveis áreas de cooperação bilaterais, trilaterais e multilaterais de benefício mútuo".




PCR.
Lusa/Fim
Tags:
Resnullius

Qual é a sua opinião?

Não é necessário se identificar para comentar este artigo/notícia. Você tem o direito de dizer o que pensa e nós queremos ouví-lo/a. Participe, vamos dialogar!