Guiné-Bissau: Quatro navios chineses apresados por pesca ilegal em águas guineenses


Bissau, 06 jun (Lusa) -- As autoridades marítimas da Guiné-Bissau apresaram quatro navios chineses que pescavam ilegalmente nas águas do país e os barcos poderão ser confiscados a favor do Estado guineense, disse hoje à Lusa o secretário de Estado das Pescas.
Mário Dias Sami confirmou o apresamento dos navios e revelou ainda que todos estão acostados no porto de Bissau aguardando pela decisão final do Governo, que deverá ser conhecida esta semana.
De acordo com o governante, os quatro navios, apresados em períodos diferentes, um em maio e os restantes no último sábado, têm os seus representantes na vizinha Guiné-Conacri.
Este texto da agência Lusa foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.


Guiné-Bissau: Apreendidos navios chineses a pescar ilegalmente
2011-06-07 13:12:56


Bissau – Este sábado, três navios chineses foram apreendidos por suspeitas de pesca ilegal na Zona Económica Exclusiva da Guiné-Bissau.
Este caso, junta-se ao navio chinês que se encontra parado no porto de Bissau, que havia sido apreendido também por pesca ilegal, em Maio deste ano.

Os navios em causa pertencem a armadores chineses que se encontram na Guiné-Conacri, e estão agora guardados no porto de Bissau esperando uma decisão do Executivo guineense relativamente ao processo.

Os barcos apreendidos pelas autoridades marítimas da Guiné-Bissau poderão ser confiscados a favor do Estado guineense e podem vir a ser integrados na futura frota pesqueira nacional, conforme o previsto na lei geral da pesca do país.

A confiscação automática de um navio capturado em actividade de pesca sem licença que se encontra prevista na lei geral do país constitui uma prioridade no controlo sério que se pretende efectuar na zona económica exclusiva guineense, apesar das fragilidades do sistema de vigilância do país.
(c) PNN Portuguese News Network
Partilhar4

Tags: , , , ,
Resnullius

Qual é a sua opinião?

Não é necessário se identificar para comentar este artigo/notícia. Você tem o direito de dizer o que pensa e nós queremos ouví-lo/a. Participe, vamos dialogar!