Rotaract Club de Bissau apresenta o ETC 2011 - Inspirando Novas Lideranças

Nesta quarta-feira (15/06), às 17:30, no Centro Cultural Francês, terá lugar um evento inédito sobre Educação, Tecnologia e Cultura - o ETC 2011.

Concebido e organizado por um grupo de jovens estudantes e profissionais guineenses chamado Rotaract Club de Bissau, o ETC tem como principal objectivo inspirar novas lideranças na sociedade guineense.

Para tal, foram seleccionadas cinco palestras virtuais que falam sobre educação, tecnologia e cultura, mas também sobre o potencial dos jovens africanos, das possíveis soluções que levarão à "renascença" Africana, dos valores culturais que nos definem, etc, etc, etc. 

A primeira palestra a ser apresentada será a do ganense Patrick Awuah, sobre a educação dos líderes africanos.  
A seguir, o indiano Pranav Mistry, que é considerado um dos maiores inventores da nossa era, mostrar-nos-á o incrível potencial da tecnologia SixthSence. 
Neil Turok é um renomado físico sul-africano que acredita que o próximo grande cientista pode, sim, ser africano. Para isso, criou o AIMS (Instituto Africano de Ciências Matemáticas) e quer ter 15 centros educacionais espalhados pelo continente africano. 

O maluiano William Kamkwamba é conhecido como "o rapaz que dominou os ventos" e os seus feitos confirmam a tese de Neil Turok. 
Por último, mas não menos importante, apresentaremos a palestra de Chimamanda Adichie, uma romancista nigeriana que nos alerta sobre o perigo da história única. 
 
Depois da exibição destas inspiradoras palestras, terá lugar uma conversa entre os participantes sobre os temas abordados e também sobre o papel que os actuais e futuros líderes da Guiné-Bissau têm a desempenhar. 


O ETC é um evento aberto ao público em geral e a  participação de todos é muito bem-vinda. Aliás, a participação é um elemento central em todos os eventos organizados pelo Rotaract Club de Bissau, que propositadamente cria um ambiente amigável, descontraído e animado para incentivar os participantes a expressar as suas idéias e opiniões. 

Este evento foi inspirado no TED (Technology, Entertainment & Design) e espera-se que esta seja a primeira de muitas edições deste evento inovador, criado por jovens líderes para motivar a nossa sociedade a fazer mais e melhor, para o bem da nação. 

Se você estiver em Bissau, não perca este evento! Se estiver no estrangeiro, dê uma força aos Rotaractianos clicando em LIKE na página do Rotaract Club de Bissau no facebook

Para a realização deste evento, o Rotaract Club de Bissau conta com o apoio da Fundação MTN e da Eguitel Comunicações, duas entidades que acreditam e investem na formação dos futuros líderes guineenses.





Nota: As palestras que serão apresentadas no ETC foram extraídas do site www.ted.com. Você pode assistir a essas e muitas outras interessantíssimas palestras, gratuitamente, acessando o site. Para ver as palestras que escolhemos para o ETC, clique nos nomes dos oradores.  



Tags: , , , , , , , , , , , , ,
Resnullius

Qual é a sua opinião?

Não é necessário se identificar para comentar este artigo/notícia. Você tem o direito de dizer o que pensa e nós queremos ouví-lo/a. Participe, vamos dialogar!