"As Orações de Mansata" - obra do escritor guineense Abdulai Sila foi lançada em Portugal

Abdulai Sila, escritor da Guiné-Bissau, apresentou em Coimbra, cidade portuguesa, a peça teatral “As Orações de Mansata”. Com o lançamento deste trabalho, Sila torna-se o primeiro autor guineense a escrever uma peça de teatro.

Publicada pela editora “Cena Lusófona”, a obra foi apresentada esta segunda-feira, 25 de Julho, em Coimbra.

Com a “As Orações de Mansata”, Abdulai Sila tornou-se o primeiro autor guineense a escrever uma peça de teatro. A peça assume-se como uma versão africana de “Macbeth”, de Shakespeare e, segundo o autor, terá continuação numa segunda obra, “mais alegre, com menos violência, mais cómica, mas crítica, na mesma”.

Sila prepara-se também para ser pioneiro da ópera no seu país, numa parceria com o músico José Manuel Fortes, recentemente regressado ao país natal, depois de ter vivido alguns anos nos Estados Unidos.

Abdulai Sila afirmou que não gosta de escrever por encomenda, pois para ele escrever é um prazer, mas quando surgiu a oportunidade de escrever um texto dramático que estivesse relacionado com Macbeth, aceitou esse desafio pois tinha a noção que vivia num autêntico palco.
É uma obra que retrata todos os mecanismos de corrupção, luta pelo poder e violência extrema que ficaram marcados no regime político da Guiné-Bissau, ou seja trata-se de uma luta entre muitas pessoas que querem subir ao poder e que são capazes de tudo, inclusive a “matança geral”.

Abdulai Sila fez ainda um apelo a todos os guineenses para que encarem todos os desafios que têm pela frente sempre com muita confiança e esperança.
Acrescentou ainda que a função do escritor não é só criticar, mas sim dizer a verdade, como também a obrigação de solidarizar, por isso há que ter esperança que as coisas vão mudar e tentar passar sempre uma mensagem de fé.

Tags: , , , , , , , , , , ,
Resnullius

Qual é a sua opinião?

Não é necessário se identificar para comentar este artigo/notícia. Você tem o direito de dizer o que pensa e nós queremos ouví-lo/a. Participe, vamos dialogar!