IM alerta para época de chuvas fraca na Guiné-Bissau

   
"Este ano, as tendências da previsão apontam para uma diminuição das precipitações. A tendência é de ter uma diminuição em 35 porcento da precipitação em relação ao normal dos últimos 30 anos", disse à Agência Lusa Francisco Dias, da direcção-geral do Instituto Nacional de Meteorologia guineense. 

Bissau - A época das chuvas na Guiné-Bissau vai ser este ano a mais fraca dos últimos 30 anos e é preciso tomar medidas para que o país não venha a sofrer em termos agrícolas, alertou o Instituto Nacional de Meteorologia guineense.  
   
Segundo o engenheiro, este ano "vai ser um ano bastante difícil e é preciso tomar medidas condicentes para evitar que o país venha a sofrer em termos agrícolas".  
   
O Ministério da Agricultura ainda não lançou este ano a campanha agrícola porque aguardava as previsões para a época das chuvas para poder definir o tipo de produtos a cultivar.  
   
Segundo as previsões meteorológicas, toda a costa litoral da África Ocidental verá diminuídas as precipitações previstas para esta época do ano. 
   
Questionado sobre as razões para a fraca precipitação, Francisco Dias explicou que tem a ver com as temperaturas das águas do oceano e à Frente Inter - Tropical, também responsável pelos tufões que atingem o centro e sul do continente americano.  
   
A Frente Inter-Tropical, responsável pela época das monções, ainda se encontra abaixo das latitudes normais, acrescentou.  
Tags: , , ,
Resnullius

Qual é a sua opinião?

Não é necessário se identificar para comentar este artigo/notícia. Você tem o direito de dizer o que pensa e nós queremos ouví-lo/a. Participe, vamos dialogar!