Estudante guineense faleceu no Brasil e família pede ajuda


Quinta-feira, 9 de Dezembro de 2010


Cidadã guineense morre no Brasil

"Exmo. Sr. Primeiro-ministro, Sr. Carlos Gomes Júnior
Exmo. Sr. Ministro dos Negócios Estrangeiros, Sr. Adelino Mano Quetá
Exmo. Sr. Ministro da Educação Nacional, Sr. Artur Silva
Exmo. Sr. Presidente da Assembleia Nacional Popular, Dr. Raimundo Pereira
Senhoras e Senhores,

Com os meus melhores cumprimentos.

Venho por este meio, trazer-vos uma notícia trágica. Fui informado sobre o falecimento de uma estudante guineense no Brasil, Segunda-feira, dia 6 de Dezembro, na cidade de Maceió, capital de Alagoas.

Sannhob Cá Manuel era uma estudante de enfermagem e tinha 23 anos de idade. Acontece que ela era também uma das minhas amigas no facebook. Na página dela está escrito: “A vida é cheia de surpresas, encontros e desencontros. Por isso temos que aproveitar cada dia que passa!” Sannhob tinha razão.

Como cidadã da Guiné-Bissau, o Estado da Guiné-Bissau deve à malograda Sannhob e aos seus familiares, uma justa honra e homenagem. E a melhor forma de lhe render esta homenagem é ajudar a conservar e posteriormente transportar o corpo dela para a Guiné-Bissau e devolvê-lo aos familiares.

Ontem, recebi um correio electrónico da organização dos estudantes na cidade de Maceió, pedindo o apoio monetário no sentido de conservar e transportar o corpo para a Guiné-Bissau.

Aqui fica reproduzida a mensagem na sua íntegra:

Olá pessoal,

Nós, estudantes Africanos em Maceió, estamos organizando um movimento de arrecadação de subsídios para ajudar na conservação e no transporte para evacuação do cadáver da estudante africana SANNHOB CÁ MANUEL de nacionalidade Guineense que faleceu nesta segunda feira dia 6 do corrente mês, no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes- HUPAA/Maceió. Pelo fato dela não ter familiares aqui e os mesmos não possuírem condições financeiras suficientes, Pedimos o apoio de todos para que ela seja velada no seu país de origem. Disponibilizamos o número da conta do primo dela Dénio Pereira, para o depósito de qualquer valor.

Banco do Brasil
Banco Santander/Banco RealAgência: 1600-4 Agencia:0737Conta popança: 63.801-3
Conta corrente: 17349490Variação: 01
Nome: Bidansanta Naisna

Agradecemos a vossa solidariedade. Repassar a mensagem.
Isamel Nanite Domingos Gomes

Mais uma vez, peço a vossa intervenção. Aguardo pelos contactos telefónicos dos organizadores, mas tenho a plena certeza de que a nossa representação diplomática no Brasil seria capaz de conseguir esses contactos com uma relativa facilidade.

Sem mais assuntos, subscrevo-me com a mais alta consideração.

Que a alma de SANNHOB CÁ MANUEL reste em paz!

Sinceramente,

Umaro Djau
"

17:41 - 08/12/2010 - Escrito por Gilvan Ferreira

Sannhop Manuel Maia morreu no Hospital Universitário
A comunidade africana residente em Alagoas iniciou uma campanha para arrrecadar recursos para fazer o translado do corpo da estudante Sannhop Manuel Maia, 26 anos, que faleceu, na última segunda-feira(06), na UTI do Hospital Universitário (HU), em decorrência de uma infecção generalizada. A assessoria do Hospital Universitário informou que o laudo sobre as causas da morte de Sannhop só deve ser divulgado na manhã desta quinta-feira(09). 
Residindo em Alagoas desde de 2007, a guineana Sannhop era estudante do curso de enfermagem da escola Santa  Bárbara e pretendia retornar ao país africano no início do próximo ano, onde iria tentar trabalhar em um hospital do país.
Segundo o primo de Sannhop, Denio Pereira, a família não tem condições de custear o valor de R$ 12 mil, os pais da estudante afirmam não ter esse total para pagar o translado do corpo da filha até Guiné Bissau. Sem apoio oficial, Denio passou a receber apoio de estudantes africanos que residem em Alagoas, os mesmo estão buscando recursos para ajudar a família nas despesas do translado, e assim o corpo de Sannhop chegará a sua terra natal, o país africano.
O primo de Sannhop, Denio Pereira, disponibilizou os telefones  8879 8939, 8838 2800 e 99323391 para as pessoas que queiram ajudar com a campanha de arrecadação de dinheiro para o translado do corpo da guineense.
-----Nota do Made in Bissau---
Apresentamos as nossas sinceras condolências à familia e amigos da falecida e solicitamos a todos os leitores do MIB que divulguem esta notícia. 
Tags: ,
Resnullius

Qual é a sua opinião?

Não é necessário se identificar para comentar este artigo/notícia. Você tem o direito de dizer o que pensa e nós queremos ouví-lo/a. Participe, vamos dialogar!